quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Unidos contra os professores!

PS e PSD voltaram a unir-se contra os professores. Desta vez, para impedirem que a avaliação de desempenho deixasse de contar para efeitos de concurso.
Como se sabe, a consideração da avaliação nos concursos, dada a natureza do regime de avaliação, as quotas e todas as discricionariedades que marcam este processo, é de uma extrema perversidade. E foi com tal perversidade que PCP e BE procuraram acabar apresentando projectos de lei que, sendo aprovados, retirariam a avaliação do concurso. Só que o PSD, abstendo-se, juntou-se ao PS e a conjugação dos seus votos impediu a aprovação destas leis.
Tem sido esta a postura de dois partidos que parecem ter-se unido contra os professores e a Educação. Foi com os votos do PS e a abstenção do PSD que o governo conseguiu cortar 803 milhões na Educação, este ano; foi com esse sentido de voto que os dois partidos impediram a suspensão do actual modelo de avaliação… tem sido assim que as políticas, e não apenas para a Educação, têm vindo a passar na Assembleia da República e o país se tem vindo a afundar cada vez mais numa crise que não parece reverter.
Aos professores compete exigir, cada vez mais, que as palavras dos deputados e dos partidos se transformem em actos. Através do site da Assembleia da República é possível chegar aos e-mails dos deputados, pelo que poderão os professores enviar aos eleitos pelos  seus distritos e/ou aos que integram a Comissão de Educação e Ciência, o seu protesto, as suas preocupações e as suas propostas. M.N.

0 comentários: