quinta-feira, julho 21, 2011

Preço dos transportes aumenta 15% em Agosto

Os bilhetes e os passes sociais dos transportes públicos vão aumentar 15 por cento, em média, já a 1 de Agosto. Para atingir aquele valor médio, existirão preços que subirão 25 por cento. Federação sindical dos transportes, Bloco de Esquerda e PCP já condenaram os aumentos.
Foto de Paulete Matos
Foto de Paulete Matos
Depois do corte no subsídio de Natal, o Governo decide aumentar significativamente os preços dos transportes públicos. Segundo o Diário Económico, o Governo vai comunicar nesta quinta feira às empresas de transportes públicos que tanto os bilhetes como os passes sociais deverão sofrer um aumento médio de 15% já no dia 1 de Agosto, prevendo-se que existam preços que subirão até 25%.
Segundo o jornal, o Governo quer também rever a noção de serviço público, para reduzir ou até eliminar algumas carreiras de transporte.
O Governo já confirmou que decidiu aumentar os preços de transportes públicos, 15% em média. Segundo a agência Lusa, o despacho do Governo refere: “É fixada em 15 por cento a percentagem máxima de aumento médio nos preços actualmente praticados para os títulos intermodais e combinados das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, para os títulos dos transportes rodoviários urbanos de Lisboa e do Porto, para os transportes ferroviários até 50 quilómetros e para os transportes fluviais”. O Governo fixou ainda em 2,7% a percentagem máxima de aumento médio nos preços dos títulos dos transportes colectivos rodoviários interurbanos até 50 km. O Governo decidiu ainda criar um “título de transporte a preços reduzidos”, destinado a “agregados familiares de menores rendimentos”, que será implementado a 1 de Setembro.
O dirigente sindical da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), Vítor Pereira, declarou à agência que este aumento dos preços dos transportes públicos é “um assalto aos bolsos dos portugueses” e “penalizador” para as empresas.
O Bloco de Esquerda e o PCP também condenaram estes aumentos, tendo o deputado Pedro Filipe Soares do Bloco de Esquerda declarado à TSF que este “não é um aumento qualquer e é muito acima da taxa de inflação” e concluiu afirmando: “É abusivo neste contexto económico, mas abusivo também pelos seus valores. Criará ainda mais dificuldades aos portugueses que já estão sujeitos a tantas dificuldades no seu dia-a-dia”.
Sendo o aumento do preço dos transportes uma das medidas impostas pelo acordo com a troika, trata-se de mais uma medida brutal de agravamento das condições de vida da maioria da população e, em particular, dos sectores de trabalhadores mais pobres.
Esquerda.net
Comentário:
Canalhas! O estado de graça do novo governo está a transformar-se, muito rapidamente, em estado de desgraça.

0 comentários: