segunda-feira, janeiro 16, 2012

Luta anti portagens com marchas lentas na ponte do Guadiana, aeroporto e barlavento do Algarve

A Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) anunciou, neste domingo, três marchas lentas nos meses de Fevereiro, Março e Abril, nas estradas do Algarve, em protesto contra o pagamento de portagens .
 
Luta anti portagens com marchas lentas na ponte do Guadiana, aeroporto e barlavento do Algarve
Ver Galeria
 
Após assembleia pública de utentes que reuniu cerca de 50 pessoas durante a tarde de sábado em Faro, João Vasconcelos, da comissão, assegurou em declarações à Lusa que “a luta contra o pagamento de portagens vai continuar, porque estão a asfixiar” a economia algarvia.
No encontro ficou decidida a realização de marchas lentas a 3 de Fevereiro na zona do Barlavento algarvio, em Março em Vila Real de Santo António e Castro Marim, abrangendo a Ponte Internacional do Guadiana, e em Abril entre Faro e a rotunda do aeroporto da capital algarvia.
Espanhóis “ponderam juntar-se aos protestos”
Na assembleia participou o secretário-geral da Federação Nacional de Associações de Transportadores de Espanha (Fendismer), Juan António Jáldon, que admitiu que os transportadores espanhóis “ponderam juntar-se aos protestos”.
“Iremos manter a luta com a realização de marchas lentas em todo o Algarve e com a participação simbólica no Carnaval de Loulé”, asseverou João Vasconcelos.
O porta-voz da comissão adiantou que ficou “ainda decidido iniciar conversações com outras comissões de utentes das SCUT [auto-estradas sem custos para o utilizador], no sentido de estender os protestos comuns a todo o país”.
O movimento prossegue a recolha de assinaturas para uma petição dirigida à Assembleia da República, no sentido de suspender as portagens na A22.
“Neste momento temos cerca de 10 mil assinaturas, mas esperamos chegar às 100 mil”, observou João Vasconcelos.
As portagens foram introduzidas na A22 a 8 de Dezembro, dia em que também a A23, A24 e A25, na região Centro, passaram a ser pagas.
Observatório do Algarve

0 comentários: