segunda-feira, janeiro 16, 2012

Transportadores espanhóis ponderam boicote à Via do Infante

  As associações de transportadores rodoviários espanhóis podem vir a boicotar a utilização da Via do Infante e das outras ex-SCUT, como protesto contra a introdução de portagens nestas estradas.
O secretário-geral da Federação Nacional de Associações de Transportadores de Espanha (Fendismer) Juan António Jáldon foi o convidado de honra numa reunião da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), realizada esta tarde em Faro, e anunciou que os transportadores do país vizinho «ponderam avançar com um boicote», revelou ao Sul Informação o membro da comissão algarvia João Vasconcelos.
Segundo o membro da CUVI, a reunião deste sábado reuniu «cerca de 40 pessoas», a quem foram pedidas sugestões para continuar a luta pela suspensão de portagens na A22. Mas a presença do dirigente associativo espanhol acabou por dominar a reunião, mesmo ao nível de resultados.
«Recebemos um apoio extraordinário do secretário-geral da Fendismer. Estão indignados e ponderam boicotar a Via do Infante», assegurou João Vasconcelos. O apoio espanhol levou já a que «a próxima reunião da Comissão vá ter lugar em Ayamonte», ainda em data a designar.
Numa perspetiva mais nacional, destaque para a decisão de «pedir uma audiência ao Presidente da República». «Em agosto, já pedimos uma ao ministro da Economia, mas nunca obtivemos resposta», lamentou João Vasconcelos.
Também foi decidida a participação no Carnaval de Loulé, bem como a realização de mais ações de rua. «Devemos fazer três ações nos próximos dois meses. A primeira marcha lenta será já a 3 de fevereiro, no Barlavento. Mais tarde, mais ou menos um mês depois, vamos fazer outra no Sotavento, que abranja a Ponte do Guadiana. Ainda em março, faremos um buzinão na EN 125, visando o Aeroporto de Faro», anunciou João Vasconcelos.
Outra medida decidida na reunião deste sábado foi a de «contactar as comissões de utentes das SCUT no Norte», na tentativa «de que as nossas causas ganhem mais força».
Sul Informação

0 comentários: