sábado, janeiro 07, 2012

Reis Magos ajudam a angariar assinaturas contra portagens na Via do Infante

  Coroas de Rei Mago, cartazes, presentes e até megafones serviram para ajudar a angariar assinaturas contra a cobrança de portagens na Via do Infante. A Comissão de Utentes desta ex-SCUT esteve este sábado de manhã nos Mercados de Olhão e a sua mensagem foi bem acolhida pelas muitas pessoas que por ali passavam ou se sentavam nas esplanadas.
Na pequena banca montada para recolher assinaturas para uma petição a apresentar à Assembleia da República havia quase sempre uma fila de cidadãos à espera de assinar. Também os membros que se dirigiram a grupos ou pessoas isoladas depressa conseguiam assinaturas.
Com coroas na cabeça e presentes na mão, entre os quais “comprimidos” antidepressivos «para tomar três vezes ao dia» ou brindes de uma viagem de ida e volta sem pagar, os membros da Comissão depressa chamaram a atenção dos que ali passeavam ou faziam compras.
E não se fizeram esperar críticas, em jeito de apoio. «O Cavaco Silva é que devia assinar isso. Devia ter vergonha de ser algarvio», gritou um transeunte, ao ver o aparato.
João Vasconcelos, um dos dinamizadores da Comissão de Utentes e da ação, explicou aos jornalistas que se tratava de uma iniciativa simbólica, cujo principal objetivo era recolher assinaturas para a petição recentemente lançada pelo grupo.
«Já recolhemos cinco mil assinaturas em cerca de uma semana. Só online, já vamos em três mil assinantes», referiu.
Tendo em conta a adesão da população no Mercado de Olhão, que em menos de uma hora aumentaram o número de signatários em várias centenas, não parece tão longínquo o objetivo assumido pela comissão de recolher cem mil assinaturas a pedir a suspensão da cobrança de portagens na A22.
Segundo João Vasconcelos, a recolha de nomes irá continuar «em diversas cidades algarvias», seja em ações mais orientadas como a que decorreu hoje em Olhão, quer em iniciativas espontâneas.
«Para a próxima semana vamos voltar a reunir, para decidir novas formas de luta», adiantou João Vasconcelos.
Já no que toca a uma decisão sobre a providência cautelar entreposta pela comissão no Tribunal de Loulé, «continua sem resposta» e  não há ainda uma data definitiva para que o juiz responsável pelo processo emita uma decisão.

1 comentários:

Anónimo disse...

Muy buenas:

Soy Fernando, periodista español.

¿Con quién puedo hablar de la Comissao de utentes da via di infante sobre la Asamblea Pública del 14 de enero?

Mi correo es: fromero@elperiodicodehuelva.es

Muchas gracias.