domingo, abril 22, 2012

Arnaut: “agiotagem e compadrio” põem em causa sustentabilidade do SNS

Segundo afirmou este sábado o ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, a sustentabilidade do SNS é posta em causa pela “agiotagem, o compadrio” e “a submissão” aos grandes grupos económicos e não pelas “dificuldades orçamentais”.
António Arnaut.
Durante o almoço organizado em sua homenagem no pavilhão multiusos de Penela, António Arnaut sublinhou que “a agiotagem, o compadrio, a submissão aos grandes grupos económicos e a falta de sensibilidade social é que põem em causa a sustentabilidade do SNS e demais conquistas de abril”.
Ainda que o país tenha “de pagar aos credores”, Arnaut considera que não se pode "esquecer que o Estado tem outros credores mais legítimos – os seus cidadãos e contribuintes”.
Estes são “credores do Estado pelos direitos arduamente conquistados: à saúde, à educação, ao trabalho, à reforma e às outras prestações sociais”.
Neste período de “grandes dificuldades”, resultante de “erros próprios e da contaminação da crise internacional, provocada pelos especuladores”, “só haverá paz social se o sacrifício for equitativamente repartido por todos” e desde que “não haja subterfúgios nem ´offshores´ por onde escapem as grandes fortunas e os magnatas da alta finança”, avança o pai do SNS.
Numa mensagem de reconhecimento dirigida ao homenageado, Cavaco Silva teceu inúmeros elogios ao SNS, frisando que, graças ao mesmo, “milhares de vidas se ganharam, milhões de seres humanos beneficiaram de mais e melhores cuidados de saúde, em condições de justiça e igualdade”.
Esquerda.net

0 comentários: