segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Fim-de-semana de protesto contra a degradação da saúde no Algarve

Com cordões humanos e marcha automóvel, um grupo de cidadãos vai pedir a demissão do ministro da Saúde e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve.
Sul Informação
O primeiro cordão humano é no hospital de Portimão. Foto Ministério da Saúde.
O Movimento de Cidadãos pela Defesa dos Serviços Públicos de Saúde do Algarve quer denunciar a ”degradação acelerada na região” do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos três hospitais públicos de Faro, Portimão e Lagos. Para isso promove este sábado um cordão humano a partir das 15h30 em frente ao Hospital de Portimão, e no domingo uma caravana automóvel que sai às 14h30 do Hospital de Portimão, pela Estrada Nacional 125, em direção a Faro onde decorrerá novo cordão humano em volta do Hospital de Faro. 
Segundo o comunicado do movimento citado pela Lusa, o Hospital de Lagos encontra-se em “risco de encerrar ou de ser entregue à Misericórdia” e no Hospital de Portimão as “diversas escalas de serviço, como de Clínicos Gerais, Obstetrícia e Ortopedia, têm sido aprovadas com dois e três meses de atraso, além de ter faltado medicação necessária a doentes oncológicos”.
O movimento aponta o ministro Paulo Macedo como  “mentor do Centro Hospitalar do Algarve” e o responsável pela nomeação da administração que está sob fogo cerrado dos utentes e dos próprios médicos que dirige. Este mês foi divulgado um abaixo assinado de 182 médicos a denunciar a falta de material, o adiamento de cirurgias programadas e a falta de medicamentos e a pedir a demissão do responsável pela administração.

0 comentários: