domingo, abril 25, 2010

 

25 de Abril - Dia da Liberdade

25 de Abril de 1974 – O programa Limite da Rádio Renascença transmite a canção “Grândola Vila Morena”, às 0h20, sinal confirmativo de que as operações militares planeadas pelo MFA estão em marcha, para que os militares dessem início às operações previstas. Na cabine da estação estavam Paulo Coelho (locutor), Manuel Tomás (sonoplastia e produção) e José Videira (técnico de som).

25 de Abril de 1974 – Os capitães Francisco Fialho da Rosa, Veríssimo da Cruz e Madeira, controlam o Centro Nacional de Transmissões e um dos torreões da Escola Prática de Transmissões, donde passam a escutar das redes rádio da GNR, LP, PIDE/DGS e PSP e os telefones dos Ministro do Exército, Subsecretário de Estado do Exército, Chefe do Estado-Maior do Exército e Ministro da Defesa, estabelecendo ligação directa ao Posto de Comando do MFA, às 0h30.

25 de Abril de 1974 – Um grupo de capitães e subalternos armados dá voz de prisão ao oficial de dia da EPAM, alferes miliciano Pinto Bessa, e ao oficial de prevenção, aspirante miliciano Leão, às 0h30. O capitão Carlos Joaquim Gaspar assume provisoriamente as funções de oficial de serviço, coadjuvado pelos capitães Teófilo Bento e Jesus, tenentes Félix Pereira, Santos Silva e Ávila e alferes Manuel Geraldes.

25 de Abril de 1974 – Os capitães Rui Rodrigues, Aguda, Albuquerque, Silvério e os majores Aurélio Trindade e Cerqueira Rocha, assumem o comando da EPI (Mafra), às 0h30, com a neutralidade do coronel Fernando Jasmins de Freitas. O brigadeiro José Henriques da Silva, comandante da EPI, não aderiu ao MFA.

25 de Abril de 1974 – O major Rui Costa Ferreira, e os capitães Fernando Salgueiro Maia, Garcia Correia, Bernardo e Aguiar tentam em vão aliciar o 2.º comandante da EPC, tenente-coronel Henrique Sanches, único oficial superior que permanecia no Quartel, que seria detido (0h45).

25 de Abril de 1974 – Os capitães Oliveira Pimentel e Frederico Morais, o tenente miliciano Silva Pinheiro e os aspirantes milicianos Simões, Moreira, Trindade e Serrinha, com a neutralidade do coronel Jaime Banazol, iniciam os preparativos no Campo de Tiro da Serra da Carregueira (CTSC), para a tomada da Emissora Nacional (0h40).

25 de Abril de 1974 – O major José Cardoso Fontão, capitães Lopes Camilo e João Bicho Beatriz, tenente Mascarenhas, os alferes Frazão, Baptista e Lopes e aspirante Teixeira, mandam fechar os portões e neutralizar a central rádio do BC 5 (1h).

0 comentários: