sábado, abril 09, 2011

Ainda a luta de 19 de Março- Milhares protestam contra mais uma Injustiça


A Injustiça, a Indignação e a Revolta
"Milhares de pessoas participaram, sábado, na marcha lenta "Algarve Livre sem Portagens", entre Vila Real de Santo António e Lagos, numa acção de protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante, a A22.

O protesto, convocado pelo "Movimento Algarve - Portagens na A22 Não" e pela Comissão de Utentes da Via do Infante, teve início cerca das 16:00 horas, com concentrações em quatro localidades algarvias, decorrendo ao longo de duas horas e meia nos dois sentidos da Via do Infante, culminando no Parque das Cidades, em Faro.

Segundo organizadores, o protesto "superou as expectativas, tendo ficado demonstrado a insatisfação da população à introdução de portagens naquela importante via rodoviária".

A caravana automóvel atingiu vários quilómetros, tendo sido acompanhada de perto por várias patrulhas da Guarda Nacional Republicana (GNR), que impediram a paragem dos automobilistas na via, junto ao nó de acesso da autoestrada do Sul (A2) tal como a organização tinha planeado.


João Vasconcelos, da Comissão de Utentes, destacou "a grande participação popular e anunciou novas acções de luta" para as próximas semanas.

"A indignação foi transformada em revolta e demonstra que os algarvios não vão ficar sossegados, porque portajar a Via do Infante não é solução, e vai agravar a crise económica", observou.

"As pessoas tiveram coragem e determinação e demonstraram o descontentamento pela atitude do Governo ao introduzir portagens numa via sem alternativas e essencial ao Algarve", destacou João Vasconcelos.


Aquele elemento da Comissão de Utentes da Via do Infante anunciou que está marcado "um novo protesto popular para o dia 8 de Abril, junto à Ponte Internacional do Guadiana".

Ao protesto popular e à caravana automóvel juntaram-se os presidentes da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Câmara de Portimão, bem como a deputada do Bloco de Esquerda, eleita pelo círculo do Algarve, Cecília Honório.

Macário Correia (PSD) justificou a sua presença no protesto para denunciar "a forma desonesta" como o Governo tem tratado o processo.

"Temos de manifestar a nossa revolta, porque é uma atitude injusta e deselegante. No dia em que estávamos a ser ouvidos sobre a colocação dos pórticos, já eles estavam a ser colocados", disse Macário Correia.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Portimão considerou que a introdução de portagens "é uma decisão desastrosa para a região e, infelizmente, irreversível".

Manuel da Luz acrescentou que o Algarve "foi enganado, porque foi confrontado com uma imposição quando se tentava encontrar um ponto de consenso, menos penalizador para todos", e lamenta que "o Algarve seja constantemente enganado por Lisboa".

A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, considerou "um protesto justo e muito expressivo, numa região fortemente marcada" pela crise económica.
"Quis marcar presença e demonstrar a minha solidariedade contra a introdução das portagens na Via do Infante", disse Cecília Honório". - Jornal de Notícias (19/03/2011)


As Consequências 
"Um trajecto de 300 quilómetros na Via Infante (A22), no Algarve, vai custar mais do dobro do que o mesmo percurso numa autoestrada da Andaluzia após a introdução de portagens, estimou sábado um investigador da Universidade do Algarve.

Fernando Perna falava no fórum "Portagens no Algarve -- Impacto Económico e Social", uma iniciativa da Plataforma de Luta Contra as Portagens na Via Infante que reuniu cerca de 150 participantes, entre autarcas, empresários, deputados e cidadãos.

Segundo um cenário apresentado pelo docente da área do Turismo, um percurso de 300 quilómetros na A22 -- incluindo combustível e portagens -, custará 51,18 euros, mais do dobro dos 23 euros de gasto estimado para o mesmo percurso na Andaluzia.

Fernando Perna alerta ainda que as portagens vão provocar um aumento da carga fiscal sobre o turismo, sobretudo nas visitas dos excursionistas da Andaluzia, que são aqueles que ficam na região apenas um dia sem dormida em alojamento.


De acordo com a estimativa daquele docente, para uma viagem de 300 quilómetros na A22 já com portagens a carga fiscal passará a representar 79,6 por cento do preço final contra os actuais 61,6%

Dados recentes apresentados pelo investigador indicam que mais de 80 por cento das entradas de espanhóis no Algarve se referem a excursionistas, num universo de cerca de um milhão de entradas de espanhóis na região por ano.

A criação de uma oferta integrada de transportes públicos no Algarve e de uma linha de autocarro guiado foram algumas das soluções apresentadas por outros especialistas para uma melhor organização da mobilidade na região.

De acordo com outro docente da Universidade do Algarve, Manuel Tão, a introdução de portagens é um sintoma que revela o "cansaço" do modelo de mobilidade praticado na região nos últimos 20 anos.

O especialista diz que a "Rua Nacional 125" não é uma alternativa à A22. E defende uma moratória à introdução de portagens na região, medida que, diz, vai "penalizar duplamente" -- externa e internamente -, o Algarve

O engenheiro João Reis Simões defende, por seu turno, que seja estudada a hipótese de introdução de um autocarro guiado, que circularia em via própria, e que apresenta mais vantagens do que o comboio.

De acordo com aquele responsável, os comboios no Algarve transportam apenas 4 mil passageiros por dia e um metro ligeiro, para ser rentável, teria que transportar 15 mil por hora e por cada sentido de rota". - Jornal de Notícias - (19/02/2011)


Os Culpados
O vice-presidente do PSD Marco António Costa afirmou hoje, no Porto, que todas as autoestradas portuguesas vão ter portagens caso o partido vá para o governo. Cobranças devem iniciar-se a 15 de Abril entre elas a da Via do Infante no Algarve.

“Vai-se manter a situação que existe hoje acordada com o Partido Socialista”, afirmou Marco António, em conferência de imprensa, em resposta a uma pergunta sobre se todas as autoestradas vão ter portagens se o PSD for para o governo.

O dirigente social-democrata convocou a conferência de imprensa para voltar a acusar o primeiro-ministro, José Sócrates, de “sacudir a água do capote” ao imputar ao PSD a cobrança de portagens das SCUT do interior.

Recorde-se que está previsto estender a cobrança de portagens às autoestradas do interior centro e Algarve (A22) a partir do dia 15 de Abril. - Observatório do Algarve (06/03/2011).
Portimão Sempre

0 comentários: