sábado, abril 30, 2011

Novos confrontos na Síria

Activistas afirmam que as forças de segurança sírias dispararam contra os manifestantes causando a morte de pelo menos 16 pessoas. Os protestos visavam assinalar o assassinato de mais de 100 manifestantes na última sexta-feira.
Foto retirada do site da Al Jazeera.
Foto retirada do site da Al Jazeera.
Após as orações semanais muçulmanas, os manifestantes desafiaram a ameaça de severas medidas de repressão e voltaram a ocupar as ruas das principais cidades sírias em protesto contra o assassinato de mais de 100 pessoas na passada sexta-feira e em exigência do fim do domínio de uma década do presidente Bashar al-Assad.
Nas cidades de Deraa, Damasco e Latakia as forças de segurança chegaram mesmo a abrir fogo sobre a população. A agência de notícias France Presse diz que sete civis foram mortos em Deraa, no entanto, a agência de notícias estatal da Síria afirmam que apenas faleceram quatro membros das forças de segurança quando um "grupo terrorista armado" invadiu um posto de controlo do exército.
Os relatos de activistas e de vários observadores descrevem um cenário desolador em Deraa, que está cercada por soldados e tanques.
Existem relatos de soldados que desertaram e que agora defendem a população, sendo também alvo da repressão das forças de segurança pro-regime.
Em Damasco, onde se concentraram cerca de 15.000 manifestantes o slogan foi "solidariedade para Deraa".
Mulheres, idosos e crianças fogem para o Líbano
Segundo noticiam os meios de comunicação libaneses, cerca de 700 sírios, na maioria mulheres, crianças e idosos, refugiaram-se no Líbano nas últimas horas, de forma a fugir à violência na Síria.
A entrada dos sírios é feita, essencialmente, através das fronteiras não oficiais, sendo que um dos pontos de passagem fronteiriços oficiais do lado sírio foi bloqueado com pedras e pneus. 
Esquerda.net

0 comentários: