quinta-feira, outubro 16, 2008

Mário Nogueira apela a que todos os movimentos se juntem à manifestação de 8/11

O porta-voz da Plataforma Sindical, Mário Nogueira, aproveitou para se desmarcar da manifestação marcada para 15 de Novembro por vários movimentos cívicos de professores, em Lisboa: "É uma iniciativa que, pela forma como está a ser organizada e promovida, demonstra um tom anti-sindical", afirmou. "As manifestações e lutas devem sempre ajudar a unir e servir para construir. Os sindicatos já voltaram a construir essa unidade para os professores, pelo que apelamos que todos os movimentos se juntem à manifestação de 08 de Novembro".


Para Mário Nogueira, isto deve acontecer "sem qualquer sectarismo, sem qualquer exclusão e divisão", uma vez que nada se ganha a fragilizar os sindicatos: "Não há nada que se construa e não há unidade que exista sem sindicatos", frisou.


Comentário
O tom melhorou. É agradável registar a mudança de linguagem. Finalmente, MN reconhece que os movimentos e associações não estão ao serviço do ME. Limitaram-se a dar voz aos anseios dos professores que estão a viver uma situação insustentável.
Registo o desejo manifestado por MN de que só haja uma manifestação e o pedido que faz para que as associações e movimentos independentes de professores se juntem à manifestação do dia 8/11. Sugiro aos movimentos e associações independentes, nomeadamente à APEDE, ao PROMOVA e ao MUP, que reflictam sobre o assunto. Se houver entendimento, as cedências têm de ser mútuas. Segunda-feira é a data limite. Depois disso, é tarde para recuar. Há centenas de escolas que já iniciaram a reserva dos autocarros para o dia 15/11. Se não houver entendimento até segunda-feira, o meu apelo mantém-se: todos à marcha dos espíritos livres, dia 15/11, no Marquês. Mas seria bom que houvesse entendimento. Para que esse entendimento não soasse a falsidade e fosse compreendido pelos professores, Mário Nogueira e os promotores da marcha do dia 15/11 teriam de fazer cedências mútuas e aparecer em público, o mais tardar na segunda-feira, a afirmar essas cedências.
ProfAvaliação

0 comentários: