segunda-feira, outubro 20, 2008

Sindicatos e associações tentam entendimento para uma única manifestação

Sindicatos e associações de professores estão a tentar um entendimento para a realização de uma manifestação conjunta, anuncia o CM Online.

Durante o dia de ontem, diversos apelos à união circulavam entre professores e foram publicados em blogues . O ProfAvaliação foi um deles. O Umbigo deu espaço tambem a emails de colegas que argumentam nesse sentido.
Recorde-se que a plataforma de sindicatos marcou uma manifestação para dia 8 de Novembro, em Lisboa, já depois de diversas associações terem convocado os docentes para se manifestarem no dia 15. "Estamos abertos a essa possibilidade de entendimento", disse ao CM José Manuel Costa, da Fenprof. Já José Ricardo, da FNE, afirmou que "não há qualquer hipótese de entendimento".
Comentário
Sou dos que pensam que uma única manifestação teria um impacte muito maior. Na Itália, 300 mil professores manifestaram-se em Roma, no fim-de-semana passado. Em Paris, foram 80 mil. Por toda a União Europeia está a ocorrer um ataque sem precedentes aos professores. A política de mercantilização do ensino vai a par com a desvalorização do estatuto dos professores. O Governo precisa de uma lição. A menos de um ano das eleições legislativas, um mega manifestação de professores nas ruas de Lisboa fará tremer o Governo. Será uma de várias a realizar ao longo do ano lectivo. A oportunidade para uma manifestação conjunta ainda existe. Por favor, sindicatos e associações promovam uma reunião. Discutam tudo nessa reunião e deixem as divergências para trás. Façam uma única manifestação.
ProfAvaliação

0 comentários: