domingo, dezembro 05, 2010

A vergonha da pobreza infantil

De 24 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) analisados pela UNICEF, Portugal é o que apresenta maior taxa de pobreza das crianças, mesmo após a atribuição de subsídios. Significa isto que os apoios sociais são demasiado pequenos ou o esforço do Estado não será transversal à família dos menores.

Gastam-se milhões em Cimeiras da NATO, em submarinos, aviões de guerra e em carros de combate. Gastam-se ainda mais milhões para alimentar a gula dos especuladores e dos grandes grupos económicos sem falar nas mordomias de outros. Para isso não param de nos pedir sacrificios, mesmo sabendo que não nos está a resolver os problemas porque não se atacam as razões capitalistas globais que os criaram, é algo que muitos já parecem ter bovinamente aceite.
Se tudo isto pode custar a entender e mais ainda a aceitar, que dizer quando isso implica a pobreza dos que menos culpas têm e mais indefesos estão; as crianças. Num país decente podia não haver dinheiro para carros novos ou grandes banquetes em Belém, mas certamente devia haver para acabar com a pobreza entre as crianças. O PIB português é de muitos milhares de milhões de euros e é inaceitavel que não se encontre aí a forma de terminar com ela. Essa devia ser a primeira de todas a prioridades e o encher a pança aos grandes senhores do capital a última. Tenho vergonha desta gente que nos governa.

0 comentários: