quinta-feira, outubro 09, 2008

A famigerada aplicação informática para centralizar a avaliação de desempenho existe ou é um rumor?

1. Os professores foram surpreendidos com os rumores que começaram a circular na blogosfera sobre uma putativa aplicação informática que a DGRHE estaria a preparar com o objectivo de centralizar a recolha de dados sobre a avaliação de professores.
2. A veracidade dos rumores foi confirmada no blog educacaosa, um blog habitualmente bem informado sobre o que se passa nas reuniões do Conselho de Escola. Segundo esse blog, teria havido uma nova reunião, na semana passada, do Conselho de Escolas com a ministra da educação onde, no ponto de informações, MLR terá dito que a DGRHE estaria a preparar uma aplicação informática para centralizar a recolha de dados sobre a avaliação de desempenho. Essa aplicação estaria online, na página web da DGRHE, antes do final do ano lectivo.
3. Alguns dias depois, o blog terrear, editado por Matias Alves, membro do CCAP, confirma essa intenção, ao publicar um excerto do fórum da DGRHE, onde se respondia a uma questão com a afirmação de que a aplicação estava em preparação:
Pergunta: As fichas de avaliação podem ser informatizadas num processo interno da escola?
Resposta da DGRHE: Sim, desde que não sejam alteradas as fichas aprovadas pelo Despacho n.º 16872/2008, de 23 de Junho. Este procedimento não dispensa o preenchimento na aplicação central, logo que este esteja disponível.
4. Tudo isto ficaria mais claro se o Conselho de Escolas deixasse de ser uma organização semi-clandestina. Uma consulta à página web do CE, deixa-nos ainda mais baralhados: não há qualquer referência às reuniões, não há comunicados, nem acta nem resumos de reuniões. A única coisa que há são os links para as quatro recomendações do CCAP. O CE sujeita-se a ganhar o prémio da página web mais pobre da Internet.
5. Em que ficamos? Estou em crer que a construção da aplicação informática está em curso e visa dois objectivos: centralizar o processo de recolha de dados sobre a avaliação de desempenho, obrigando os PCEs e, provavelmente, os coordenadores de departamento à entrega de dados com uma periodicidade curta e regular; pressionar, por esta forma, as escolas a avançarem com o processo, uma vez que a entrega periódica de dados na aplicação faz com que a DGRHE tenha uma retrato actualizado do estado do processo em cada escola. A DGRHE possui já uma aplicação para os PCEs fazerem o ponto da situação. Essa aplicação já está online desde Setembro. A nova aplicação será mais abrangente e incluirá o preenchimento de dados referentes a cada professor da escola ou do agrupamento. Essa nova aplicação estará online em breve - seguramente antes do final do ano - e será usada apenas pelos PCEs e talvez também pelos coordenadores de departamento. Recuso admitir que essa aplicação informática esteja acessível aos avaliados. Estes continuarão a preencher as fichas de avaliação de desempenho criadas e aprovadas pelas escolas. É provável que, no próximo ano lectivo, o preenchimento das fichas de avaliação de desempemho, em cada escola, se faça através do Moodle.
ProfAvaliação

0 comentários: