terça-feira, outubro 07, 2008

Ponto da situação do processo de avaliação de desempenho

Impera a diversidade nas escolas. Cada escola vai fazendo como pode e sabe num processo de tentativa e erro que gera desigualdades e injustiças. Há escolas que optaram por observações de aulas de 90 minutos e há até algumas que obrigam à observação de 5 aulas de 90 minutos. Outras, como esta de que fala a Bárbara, optaram por observações de 45 minutos e reuniões ultra rápidas.
"As aulas assistidas são de 45 mn e terão lugar no 2.º Período. O número de horas de redução de cada coordenador é dividido pelo número de docentes do Departamento. Nos Dep. maiores, isto corresponde a 15 mn de reunião com cada docente (sem comentários).
As instruções para o preenchimento dos O.I. vão no sentido de colocar, no máximo, duas propostas em cada item, sendo que apenas os dois primeiros são obrigatórios. Os indicadores de sucesso e de abandono escolar foram calculados, por disciplina e por ciclo de escolaridade, com uma margem superior à do ano passado, para que haja hipótese de os alcançarmos (ou superarmos).
Tudo o que nos propomos fazer deve poder ser constatado/medido. Portanto, nada de nos propormos a, por exemplo, "prestar apoio individualizado na sala de aula", pois isso não é mensurável e só poderia ser constatado na aula assistida. Podemos e devemos prestar esse apoio, mas isso não deve constituir um objectivo individual.
O cumprimento dos objectivos individuais será aferido pela realização, ou não, das actividades propostas e pelo número de actividades realizadas: X materiais didáctivos em suporte Y; X articulações interdisciplinares; X contactos com E. E. e/ou alunos, X actividades destinadas a envolver os E. E.; X fichas de avaliação suplementares para os alunos que indiciem retenção, e por aí fora.
Resumindo, passo a passo estamos a fazer o que se espera de nós.
* Os coordenadores não se queixam de excesso de trabalho pois racionaram o tempo;
* Os avaliandos não se queixam, pois não sentem a pressão de terem de se propor a fazer mil coisas:
* Não há critérios subjectivos de avaliação do cumprimento dos O.I. - o indicador é o número (fez, não fez e quantos fez);
* Os objectivos definitivos serão elaborados com base na discussão da proposta provisória (esboço):
* Estamos a 6 e Outubro e, neste momento, a comissão de avaliação já tem uma noção abrangente do que nos propomos fazer.
Se encontrarem algum ilegalidade nisto, façam favor de dizer."
Bárbara
ProfAvaliação

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