sexta-feira, outubro 03, 2008

Vem aí o professor generalista para o 2º CEB

Soube hoje de fonte segura que o Ministério da Ciência e do Ensino Superior já aprovou os planos de estudos do 2º ciclo (Bolonha) que as ESEs e Universidades apresentaram. São planos de estudos com 60 e 90 créditos, que dão um mestrado à bolonhesa, e que concedem habilitação profissional para vários perfis, entre eles o perfil do professor generalista, com habilitação para leccionar no 1º e no 2º CEB. Os cursos de formação de professores à bolonhesa vão iniciar-se em 2009/10. Como são cursos de 2 ou 3 semestres, os primeiros diplomados chegarão no ano lectivo de 2010/2011. Será essa a altura escolhida pelo Governo - PS ou uma coligação PS/PSD - para a concretização do plano traçado pelo estudo do Conselho Nacional de Educação, titulado "A Educação Básica dos 3 aos 12 anos". A concretização do perfil de professor generalista (perfil 4) é irreversível: conta com o apoio do PS e a aceitação com dúvidas da FNE. Constituirá mais um passo na concretização de uma nova "profissionalidade docente": o professor faz-tudo.
Fiz a crítica do decreto lei 43/2007 de 2/2 logo que o diploma de habilitações para a docência saiu no DR. Essa crítica está aqui.
Repare no perfil 4, o tal que cria o professor generalista para o 1º e 2º CEB: o perfil 4 destina-se a formar professores do 1º e do 2º ciclo do ensino básico para leccionarem todas as áreas do 1º ciclo do ensino básico e Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza do 2º ciclo do ensino básico (Anexo ao Decreto Lei 43/2007).
Os professores do 2º CEB que se preparem: está para chegar mais uma experimentação pedagógica que vai virar a vossa vida do avesso e poupar mais uns milhões de euros ao Estado.
ProfAvaliação

0 comentários: