sexta-feira, outubro 31, 2014

Portimão volta a ser palco de protesto contra nova taxa municipal

Cerca de duas centenas de pessoas concentraram-se esta terça-feira em frente à Câmara Municipal de Portimão, exigindo a revogação imediata da taxa de proteção civil imposta pela maioria PS/PSD. O vereador do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos, defendeu que “os portimonenses não são culpados pela crise e pelas dificuldades financeiras em que se encontra o Município”.
“Empobrecimento geral dos portugueses, cortes de salários, cortes nas reformas, fecho da maternidade e de outros serviço de saúde, austeridade atrás de austeridade. O IMI em valor elevadíssimo e agora a taxa da proteção civil. Basta de roubo. A Drª Isilda não pára de taxar, os portimonenses não param de protestar. Basta de roubar o povo. Os cidadãos não são vassalos da Idade Média. Todos à rua em Portimão de novo na próxima Terça-Feira, dia em que vai haver sessão de Câmara, para exigir o fim da taxa de proteção civil! Tragam todos uma moeda de 1 cêntimo para oferecer uma esmola à Drª Isilda!”, lê-se na convocatória do evento, publicada no facebook.
Empunhando cartazes de protesto, os manifestantes deixaram claro que não vão aceitar a taxa de proteção civil e que irão lutar até que a presidente da autarquia, a socialista Isilda Gomes, volte atrás e revogue este imposto.
O protesto, o terceiro a ter lugar no espaço de apenas 15 dias, e que foi agendado para o período em que decorreu a reunião do executivo municipal nos Paços do Concelho, foi convocado por um "grupo de cidadãos indignados".
Bloco pede revogação da Taxa Municipal de Proteção Civil
Num comunicado à população datado de 12 de outubro, o Bloco de Esquerda frisa que o que se passa em Portimão “é inadmissível, muito injusto e penalizador para as suas populações”.
Os bloquistas lembram que o concelho vive uma “grave crise social e económica, com elevados índices de desemprego e de pobreza” e manifestam-se “frontalmente” contra a nova taxa municipal de proteção civil, “aprovada pela aliança PS/PSD que governa a Câmara de Portimão”.
No documento é ainda referido que o Bloco se tem batido contra esta nova taxa, tanto no atual como no anterior mandato, e que propôs a baixa do IMI e da derrama, tendo a sua proposta sido chumbada pela aliança PS e PSD, com o apoio do CDS/Servir Portimão.
Sublinhando que “a população do concelho de Portimão não deve ser sobrecarregada com mais uma taxa, a somar a tantas outras, o que se torna insustentável e é muito injusto” e que “os portimonenses não são culpados pela crise e pelas dificuldades financeiras em que se encontra o Município”, o vereador do Bloco João Vasconcelos apresentou uma nova proposta para a revogação imediata da Taxa Municipal de Proteção Civil, a qual foi de novo rejeitada pela coligação PS/PSD.
Mais informação em portimao.bloco.org

0 comentários: