terça-feira, março 03, 2009

Amanhã, sindicatos regressam às negociação. ME não abdica das quotas para classificões de Excelente e Muito Bom

  • Amanhã, há uma nova ronda negocial em torno das propostas de revisão do estatuto da carreira docente. Os sindicatos recusam a divisão da carreira em duas categorias e a existência de quotas para as menções de excelente e muito bom.
  • O ME não abdica das quotas para as menções de excelente e muito bom mas dá a entender que pode deixar cair a categoria de professor titular, substituindo-a por uma avaliação extraordinária, com o formato de prova pública, na passagem do 6º para o 7º escalão.
  • A proposta de revisão de ECD apresentada pela Fne aponta para a criação de uma avaliação extraordinária do tipo concurso público com consequências na passagem do 6º para o 7º escalão. A proposta da Fne prevê também a exigência de formação especializada em avaliação e supervisão para o desempenho de funções de avaliação e supervisão pedagógica.
  • A reunião de amanhã vai ser inconclusiva. O ME já fez saber que não vai discutir a regulamentação e a operacionalização do estatuto da carreira docente. Por agora, só se mostra disponível para discutir com os sindicatos os objectivos, os princípios orientadores e as consequências da avaliação.
  • Só depois de receber os estudos que encomendou ao CCAP e à OCDE sobre a avaliação de desempenho e a sua incidência na carreira docente é que o ME se dispõe a discutir as questões da operacionalização.
A história:
Para saber mais:

0 comentários: