domingo, março 01, 2009


Comunicado de imprensa:

ENFRENTAR A CRISE NO ALGARVE

E PREPARAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

1. A Comissão Distrital do BE/Algarve reuniu no dia 25 de Fevereiro e, entre outros assuntos, abordou diferentes aspectos que caracterizam o crescimento da crise económica e social na região. Em primeiro lugar o acelerado aumento do desemprego que se tem verificado nos últimos meses, com incidência nos números de Janeiro registados pelo IEFP (19716 desempregados) e a que a União dos Sindicatos (USAL/CGTP) deu relevo salientando que se tratam dos valores mais elevados desde 1990, com excepção de Janeiro de 1997.

Os despedimentos e encerramentos acentuam-se na hotelaria, na restauração, no comércio, nas mais diversas empresas. É o Day After em Portimão, a Indal em Faro, a Bela Olhão, o hotel Guadiana em V. Real. Até de Espanha regressam centenas de portugueses desempregados no outro lado da fronteira.

Os salários em atraso crescem de novo, como no hotel Montechoro e na Timar, em Tavira. Aumenta a crise na construção civil, aumentam as dificuldades para os pescadores, na Fuzeta, na pesca lúdica no Barlavento. Muitas empresas ainda não aumentaram os salários este ano. Sobre a pesca lúdica e a inexistência de um matadouro na região algarvia, o Bloco de Esquerda irá apresentar moções nas Assembleias Municipais e na Assembleia Intermunicipal do Algarve, exigindo a revogação da Portaria 143 (pesca lúdica) e a construção de um novo matadouro.

2. Querendo contribuir para a denúncia e combate a estas situações, o BE/Algarve manifesta o seu apoio e apela à participação dos seus aderentes e simpatizantes nas acções que a USAL está preparando: um plenário de desempregados que terá lugar no dia 6 de Março, pelas 14.30h., na Junta de Freguesia de S. Pedro, em Faro, e também aí, pelas 16.00h., uma Vigília contra o desemprego, em frente ao Governo Civil.

O Bloco apela ainda à participação de todos na manifestação nacional que a CGTP convocou para o dia 13 de Março, em Lisboa.

3. A Comissão Distrital do BE calendarizou um conjunto de iniciativas que pretende efectuar no distrito, enquadrando-as no processo de preparação dos três actos eleitorais que ocorrerão este ano.

O primeiro desses eventos será o Jantar comemorativo do 10º aniversário do Bloco, que se realizará em Faro, no restaurante Tira Gostos, no dia 6 de Março e que contará com a presença dos deputados Ana Drago e Luís Fazenda. Um outro jantar terá lugar em Portimão, no restaurante Vila Rosa – Friendly Bar, no dia 28 de Março.

Outras acções em preparação vão desde os Debates em torno das áreas sobre o ambiente (Ria de Alvor e Ria Formosa), ao Encontro Regional Autárquico para divulgação das listas e dos principais candidatos, à visita da deputada Mariana Aiveca para contacto com os trabalhadores de algumas das empresas em processo de encerramento e despedimentos, do deputado João Semedo sobre os problemas do Hospital Central e da saúde na região, até, a partir de Maio, às acções de campanha para as eleições ao Parlamento Europeu.

4. Por último, foi indicado o nome pelo Algarve a integrar as listas do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, o professor Universitário José Manuel do Carmo, de Tavira, membro da Comissão Distrital do BE/Algarve.

Faro, 1/03/09

A Comissão Coordenadora Distrital

do BE/Algarve

0 comentários: