terça-feira, maio 25, 2010

Bloco de Esquerda apresenta programa de reabilitação urbana

O programa de reabilitação urbana que o Bloco de Esquerda vai apresentar esta semana no Parlamento tem um custo de cinco mil milhões de euros, mas que «pode ser recuperado cêntimo a cêntimo num período curto».

«É mais dinheiro que o TGV, mas ao contrário de outras obras públicas nesta todo o investimento pode ser recuperado cêntimo a cêntimo num período curto», explicou Francisco Louçã, de acordo com a TSF.

«Este programa responde ao problema do desemprego, da vida urbana e da exclusão de um parte da importante da população das cidades médias e grandes e responde também ao problema do crescimento do endividamento», garantiu.

O projecto de lei prevê que os proprietários que paguem um IMI pesado (até cinco por cento), caso não queiram fazer obras em casa, e que o Estado pague a reabilitação, quando os proprietários estão descapitalizados, ficando com direitos sobre a casa.

Neste último caso, o Bloco de Esquerda admite que o Estado explore os imóveis – através do arrendamento – durante um período que pode ir até aos dez anos. Quando o investimento for coberto, os proprietários recuperam os imóveis.
In A Bola

0 comentários: