PS modifica texto na página Internet sobre «relatório da OCDE»
Socialistas recusam comentar o assunto
Sócrates diz que ajudar Qimonda não depende só de Portugal
Polémica TGV: Sócrates acusa PSD de «vil mentira»
No primeiro texto, ainda disponível no site dos socialistas, www.ps.pt, às 11h24 de hoje, - distribuído no Parlamento pelo PSD - o título da notícia era «Relatório da OCDE elogia política de Educação do Governo PS».
Às 16h00, já durante o debate quinzenal no Parlamento com a presença do primeiro-ministro, a página do PS mostrava um novo título, «José Sócrates elogia resistência da ministra da Educação».
Também no corpo do texto se registavam alterações, tendo sido substituída, no segundo parágrafo, a expressão «relatório da OCDE sobre política educativa» por «estudo sobre política educativa».
Durante o debate na Assembleia da República, o PSD acusou o Governo de mentir quanto à autoria de um estudo internacional sobre educação, fazendo-o passar por um documento da OCDE, acusação desmentida imediatamente pelo primeiro-ministro.
«O sr. primeiro-ministro e os assessores do Governo fizeram passar para a imprensa que isto era um relatório da OCDE quando não é. Faltaram à verdade aos portugueses», acusou o líder parlamentar do PSD Paulo Rangel.
Rangel referia-se ao estudo intitulado «Políticas de valorização do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal» e que foi apresentado na segunda-feira pelo primeiro-ministro e pela ministra da Educação.
«Nunca disse que o relatório é da OCDE»
Na resposta, o primeiro-ministro acusou os sociais-democratas de apenas quererem fazer «chicana política».
«Eu nunca disse que o relatório é da OCDE (...) É um estudo de peritos internacionais independentes que segue de perto a abordagem e a metodologia da OCDE», sustentou primeiro-ministro.
Na réplica, Paulo Rangel foi mais longe nas acusações. «Se esse relatório é tão bom, é tão credível e merece tanta confiança porque teve necessidade de mentir, dizendo que pertence à OCDE, quando não pertence?», questionou.
«O Governo encomendou um estudo por sua conta, que tem por base um relatório do Ministério da Educação, em que foram consultadas sete autarquias - seis do PS e a de Gondomar», criticou Paulo Rangel.
O primeiro-ministro reiterou que «o Governo não levou ninguém ao engano» sobre autoria do estudo e atribuiu as críticas ao «desespero do PSD».
«Os senhores não suportam o sucesso do país, os senhores estão contra o sucesso do país (...) Têm apenas ciúmes e inveja», acusou Sócrates.
Contactado pela Lusa, o PS afirmou não querer dizer «mais nada» sobre o assunto, acrescentando que «tudo o que tinha de ser esclarecido já foi esclarecido hoje no Parlamento».In IOL
Comentário:
Uma pouca vergonha e um escândalo! Até quando? Abre os olhos Povo Português!
0 comentários:
Enviar um comentário