quinta-feira, janeiro 15, 2009

Professores não tenham medo!

Quem tem medo compra um cão!


Caros colegas,

embora com algum atraso informo que os professores da Escola D. Martinho Castelo Branco, de Portimão, reunidos no dia 13 – Jornada de Reflexão – aprovaram a Moção em anexo, decidindo:

• Manter a luta contra a viabilização deste modelo de avaliação do desempenho o qual não é bom para o processo de ensino, para as aprendizagens e para a supressão das dificuldades inerentes ao próprio processo educativo, sobre os quais a avaliação do desempenho deve, também incidir;

• Manter a disponibilidade para continuar a luta por um ECD que dignifique e valorize a profissão docente.

Outras conclusões:

. Dar todo o impulso para o êxito da greve do dia 19 de Janeiro, pois esta poderá ser decisiva para a continuação da luta e para a vitória dos professores. É fundamental uma nova greve massiva a nível nacional.

. Será importante para a nossa luta uma grande manifestação no dia 24, junto ao Palácio de Belém, nela participando Sindicatos e Movimentos de Professores. Envidar esforços contactando professores de outras escolas da cidade para aluguer de autocarro/os.

. Disponibilidade para novas concentrações e manifestações e novas formas de luta, evitando no entanto novas greves, pois estas tendo fraca adesão irão comprometer a luta dos professores.

Colegas, Força! Não podemos abrandar! Muitas escolas e agrupamentos estão a decidir manter a continuação da luta, não entregando nomeadamente os objectivos individuais. Nenhum professor, incluindo os contratados, será penalizado pela sua não entrega. Os Conselhos Executivos que imponham os seus objectivos a mando do Ministério.

Não tenham medo Professores e Professoras! E quem tem medo compra um cão. Já nos bastou o tempo do Antigo Regime. E não se esqueçam que há um tempo para tudo – Agora o tempo é de dizer NÃO! O tempo é de Resistência e de Luta. A Unidade faz a Força e nós como temos a Força da Razão teremos de ter a Razão da Força. Tudo depende de nós.

O Monstro neste momento encontra-se moribundo, temos de lhe aplicar a estocada final e aniquilá-lo. Vamos deixar que ele se erga de novo e nos devore? Depois de tanto trabalho, depois de todas estas jornadas gloriosas um pouco pelas escolas de todo o país, depois daquelas datas históricas de 8 de Março e 8 de Novembro de 2008? Além das pesadas consequências nunca mais iríamos ter sossego nas nossas consciências – particularmente para aqueles que não lutaram o suficiente.

Para vos dar um pouco mais de alento aqui deixo a máxima do poeta Goethe:

“Se perdes os bens perdes algo, se perdes a honra perdes muito, mas se perdes o ânimo então perdes tudo”. É isto que está em causa, não podemos perder o ânimo, senão tudo se perde. Somos muitos, somos dezenas de milhar – não podemos ter medo. Quem tem medo de nós é a Ministra e o Sócrates, por isso tudo fazem para nos dividir. Mais uma vez vamos dar-lhes uma lição continuando a estar unidos e demonstrando que não temos medo.

EU NÃO TENHO MEDO! E como não tenho medo VOU FAZER GREVE dia 19 de Janeiro e NÃO VOU ENTREGAR OS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS! Está em causa a dignidade de ser Professor e a defesa da Escola Pública. VOU CONTINUAR A LUTAR!

FAÇAM COMO EU.

Abraço solidário.

João Vasconcelos

1 comentários:

Anónimo disse...

Voçe tem muita vida dentro de si.O País presica é de homens assim para abanar este estado de coisas.Continue a luta,acabaremos por vençer.