quarta-feira, março 11, 2009

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO MUP


O MUP FAZ UM ANO!

Embora o projecto e o trabalho em rede se tenha iniciado um mês e meio antes, o Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores, enquanto movimento cívico de docentes e educadores, nasceu a 10 de Março de 2008.

Ao longo deste ano de existência, o movimento contribuiu para a dinâmica da luta, mobilizando e impulsionando um conjunto de acções que lhe eram possíveis.

Exigimos a denúncia do "Memorando de Entendimento" e reclamámos a necessidade de a luta se centrar na revogação do Estatuto da Carreira Docente.

Tudo o que fizemos foi pelos PROFESSORES E PELA ESCOLA PÚBLICA. E foram muitos os professores que colaboraram nesta causa!

Após um ano de árduo e intenso trabalho, o MUP apresenta o seu "relatório de actividades".

. Actualização diária do blogue, num total de 2.307 entradas, com 56 seguidores e, apenas desde Abril passado, 375.335 visitas efectivas (ignorando os reloads, que ultrapassam um milhão) .

. Mais de 3.216 comentários recebidos.

. 273 documentos publicados no "Scribd", com 286.443 visitas, tendo sido feitos, de um só documento sobre os OI, 57.777 "downloads".

. Envio de milhares de e-mails, contendo informação relevante e apelos à mobilização dos professores.

. Recepção de inúmeros e-mails solicitando esclarecimento e/ou opinião sobre diversas matérias, a que foram dadas as respectivas respostas.

. Contributo na mobilização e participação efectiva em todas as inicativas sindicais (manifestações, concentrações, greves e cordão humano).

. Apelo e incentivo à iniciativa do parecer jurídico do Dr. Garcia Pereira.

. Promoção de um encontro entre movimentos independentes de professores, que decorreu em Maio de 2008 e que foi determinante para a colaboração com a Apede.

. Solicitação, participação e intervenção em audiências com os grupos parlamentares do PSD, CDS, BE (por duas vezes) e PCP, em colaboração com a Apede.

. Solicitação, participação e intervenção em duas audiências na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, a última em 4 de Março de 2009.

. Solicitação, participação e intervenção em audiência na Presidência da República (24 de Janeiro de 2009).

. Organização e dinamização de dois encontros de professores da zona de Loures/Odivelas.

. Participação em esclarecimentos nalgumas escolas e em encontros de outras iniciativas.
. Participação em duas reuniões com as estruturas sindicais.

. Organização da Manifestação Nacional de Professores, no dia 15 de Novembro de 2008, em Lisboa (do Marquês de Pombal ao São Bento), em colaboração com a Apede.

. Organização do Encontro Nacional de Escolas em Luta, no dia 6 de Dezembro de 2008, em Leiria, em colaboração com a Apede.

. Organização da Concentração Nacional de Professores, em frente do Palácio de Belém, no dia 24 de Janeiro de 2009, em colaboração com os outros movimentos de professores.

. Organização do Encontro Nacional de Professores em Luta, em colaboração com os demais movimentos de professores, que decorrerá no dia 14 de Março, em Leiria.


Como no MUP não se pagam quotas, tudo isto foi conseguido com 0,00 Euros. ZERO EUROS!


Agora, vamos imaginar que tínhamos 20.000 sócios a pagar em média 20 Euros (1% do vencimento): 20.000 sócios x 20 euros x 12 meses = 4.800.000 Euros (quatro milhões e oitocentos mil euros).

O que não teríamos feito com esse dinheiro!


MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!

In MUP

Comentário:

O blog Fénix Vermelha dá os Parabéns e deseja um Feliz Aniversário ao MUP - Força Ilídio!

0 comentários: