quinta-feira, maio 24, 2012

BE repudia estacionamento a pagar no hospital de Portimão

.
A concelhia de Portimão do Bloco de Esquerda (BE) manifestou-se contra a intenção da administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio de passar a cobrar estacionamento no Hospital de Portimão.
“A abertura de um concurso público para a concessão da exploração dos 1200 lugares dos parques de estacionamento do hospital visa favorecer interesses privados à custa do interesse público e dos bolsos dos utentes da saúde”, protestam os bloquistas, frisando que se trata de mais uma taxa a juntar-se a muitas outras introduzidas pelo atual governo do PSD/CDS.
“Não é desta forma, ultrajante e sempre a sacar quem menos pode, que a administração vai resolver os problemas de financiamento dos serviços. Se tem falta de verbas para o hospital, a administração que reclame junto do governo, ou então que se demita se não conseguir obtê-las. Agora não castigue os mais desfavorecidos e os que menos têm – os utentes do Serviço Nacional de Saúde”, refere a nota do BE.
No mesmo comunicado, o Bloco de Esquerda considera que a implementação do estacionamento pago no hospital de Portimão “trata-se da mercantilização do estacionamento nos espaços do Serviço Nacional de Saúde, o qual funcionará como fonte de financiamento para entidades públicas e privadas, à custa da doença e da urgência dos doentes”.
A situação já foi colocada a nível parlamentar, tendo o deputado bloquista, João Semedo, questionado na semana passada o Governo para que “esclareça qual a sua posição relativamente à obrigatoriedade de pagar o estacionamento nos hospitais da rede do SNS e que imponha medidas que acautelem as necessidades das pessoas que se desloquem aos hospitais em situação de urgência, mais ainda quando o Provedor de Justiça já se pronunciou negativamente sobre os preços exorbitantes praticados no estacionamento hospitalar”.
Além desta iniciativa, a concelhia do BE/Portimão irá promover um abaixo-assinado de denúncia e contra o estacionamento a pagar no hospital de Portimão, a enviar à administração, ao governo e a outras entidades responsáveis.
Uma outra ação de protesto contra o pagamento do estacionamento terá lugar no próximo dia 9 de junho (sábado), pelas 10h00, frente ao hospital.
Jornal do Algarve

0 comentários: