domingo, maio 06, 2012

Syriza pode ser surpresa das eleições gregas

As sondagens à boca das urnas dizem que coligação de esquerda liderada por Alexis Tsipras pode conseguir o segundo lugar e passar a liderar a oposição ao futuro governo da troika na Grécia, que deverá coligar Nova Democracia e PASOK.
Alexis Tsipras num comício de campanha. Foto 0neiros/Flickr
O resultado que as sondagens prevêem dão a vitória à direita, mas por escassa margem face à esquerda anti-troika, que ultrapassa o PASOK liderado pelo ex-ministro das Finanças Evangelos Venizelos. A coligação Syriza pertence ao mesmo grupo do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu e integra também o Partido da Esquerda Europeia.
Antes de serem divulgadas as sondagens, Alexis Tsipras mostrava-se confiante num bom resultado. "Hoje é um dia de festa, porque depois de dois anos e meio de barbárie, a democracia regressa ao lugar onde nasceu. O povo irá votar pela mudança e dar uma mensagem forte a toda a Europa", declarou o líder do Syriza.
Duas sondagens citadas pela imprensa grega após o encerramento das urnas são convergentes no ordenamento dos três partidos mais votados: a Nova Democracia deverá vencer as eleições e a coligação Syriza ultrapassa o resultado do PASOK e passa a ser o segundo maior partido da Grécia. Na terceira posição surge ou o KKE (PC grego) ou os Gregos Independentes (cisão da Nova Democracia), dependendo do instituto de sondagens. Outro dado consistente nas duas sondagens é o surgimento dos neonazis da Aurora Dourada, que podem recolher o apoio de 6% a 8% dos eleitores.
Segundo o site Athens News, na sondagem Skai/Public Issue a Nova Democracia lidera (20.5-24.5%), seguido do Syriza (14-18%), PASOK (13-17%), KKE (7-10.5%), Gregos Independentes (7-10%), Esquerda Democrática (6-9%), Aurora Dourada (6-8%), Verdes (2-4%), LAOS (2-4%), Drasi (1-3%) e Aliança Democrática (1-3%).
Para a sondagem Net/Alco, o resultado será o seguinte: Nova Democracia (17-20%), seguido do Syriza (15.5-18.5%), PASOK (14-17%), Gregos Independentes (10-12%), KKE (7.5-9.5%), Aurora Dourada (6-8%), Esquerda Democrática (4.5-6.5%), LAOS (2.5-3.5%), Aliança Democrática (2.5-3.5%), Verdes (2.5-3.5%), Drasi (2-2.8%).
Esquerda.net

0 comentários: