quarta-feira, fevereiro 25, 2009

20 dúvidas sobre os concursos de professores


1- O calendário será divulgado na webpage da DGRHE em finais de Fevereiro / início de Março, precedido das orientações.
2- Não se abrem lugares para Apoio Educativo, nem se consideram as Áreas Curriculares Não Disciplinares; não se consideram as reduções para o desempenho de cargos, mas somente o serviço lectivo do grupo.
3- Haverá poucas alterações face ao último concurso.
4-Pretende-se estabilidade nas colocações.
5- Diminuir-se-á o tempo de espera nas colocações transitórias, porque se recorrerá à Bolsa de Recrutamento.
6- Nos concursos posteriores a 2009/2010 será considerado o resultado da avaliação de desempenho com a bonificação de 2 valores (Excelente) ou 1 valor (Muito Bom).
7- Os quadros das diferentes escolas/jardins dos agrupamentos são automaticamente integrados em QA (Quadro de Agrupamento) e como tal geridos enquanto recurso do Agrupamento.
8- Os QA sem horário passarão à Bolsa de Recrutamento em Agosto.
9- Os QA poderão concorrer até ao limite de 100 escolas, de 50 concelhos ou de 25 QZP’s (aqui são opositores a todas as escolas/jardins do QZP).
10- Os QZP terão de concorrer obrigatoriamente e os que não obtiverem colocação em QA ficarão na escola onde estão afectos, até novas instruções.
11- Ao concurso externo (os que não fazem parte dos Quadros) só poderão concorrer docentes profissionalizados.
12- Para o actual concurso não é preciso ter a prova de ingresso.
13- As vagas para a Educação Especial são transitórias, pelo que, em caso de dúvidas, não se deve abrir vaga nos quadros.
14- Para as Necessidades Transitórias haverá dois momentos de colocação [horários zero (DACL), destacamentos por condições específicas (DCE), destacamentos por aproximação à residência (DAR) e contratados / Agosto; DACL e Contratados / Setembro a Dezembro].
15- Os DCE entregarão duas declarações demonstrativas de que não poderá ser tratado no local para onde vai (1 para o local onde está e outra para aquele em que fica); o doente terá ainda de autorizar o médico a que se conheça a doença (é fundamental para não haver indeferimento).
16- Como as preferências para as Necessidades Transitórias são accionadas em simultâneo, os candidatos deverão ter cuidado no preenchimento…para não serem colocados em Ferreira do Alentejo com um horário à porta de casa (pois a responsabilidade será do candidato).
17- Mal termine o contrato temporário, a escola é obrigada a accionar o mecanismo de cessação, para que o candidato volte a jogo.
18- Para renovação de contratos têm de estar cumulativamente reunidas várias condições (horário completo; mínimo de Bom; concordância entre escola e candidato; ausência de Professor do Quadro por colocar na zona).
19- Quanto à habilitação profissional, saliente-se que agora surgem Mestres por causa do Processo de Bolonha (a escola validará estas candidaturas no fim, pedindo esclarecimentos).
20- Haverá reajustamentos nos grupos disciplinares (no futuro) considerando as novas licenciaturas/mestrados entretanto criadas/os.
ProfAvaliação

0 comentários: