sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Mais professores recusaram entregar os O.I. Algumas razões que explicam a menor adesão dos E.I. e Docentes do 1º CEB ao movimento de recusa da entrega

As informações chegam em catadupa e é impossível dar conta de todas. Há dois blogs que estão a fazer a contabilidade da recusa na entrega dos objectivos individuais: o blog MUP e o blog PROmova. Deixo os colegas com as últimas informações que me chegaram:
1.Escola Secundária D. Maria II, Braga: não entregaram O.I., 66 docentes num total de 113.
2. Agrupamento Gondifelos, V. N. Famalicão: não entregaram O.I., 24 docentes de um total de 60.
3. Agrupamento de Vizela: não entregaram O.I., 107 de um total de 120.
4. EB 2 e 3 de S. Pedro do Sul: não entregaram O.I., 72 de um total de 105.
Reafirmo as estimativas avançadas na semana passada: 20% de recusas.
ProfAvaliação
O meu post "Docentes do 1º CEB estão a entregar os O.I. em massa" suscitou debate em torno das razões que explicam a fraca adesão dos educadores de infância e professores do 1º CEB ao movimento de recusa na entrega dos O.I. Aqui ficam as minhas hipóteses de explicação:
i. Maior dispersão e isolamento das escolas do 1º CEB e dos jardins de infância.
ii. Menor massa crítica.
iii. maior dependência dos educadores de infância e professores do 1º CEB dos presidentes das juntas e dos presidentes das câmaras
iv. As sedes dos agrupamentos estão, maioritariamente, nas escolas secundárias e nas escolas com 2º e 3º ciclos.
A realidade não pode ser escondida mas não vale a pena acentuar rivalidades entre ciclos. As realidades são diferentes. Os educadores de infância e professores do 1º CEB ensinam crianças. Os professores dos 2º e 3º CEB ensinam adolescentes. Os professores do ensino secundário ensinam jovens. As culturas organizacionais também diferem. Não é justo dizer que uns são melhores que outros. São diferentes.

0 comentários: