sexta-feira, setembro 03, 2010

Acções do governo Sarkozy podem ser um rastilho para a xenofobia

Deputada Cecília Honório reúne com representantes da Embaixada francesa e exprime a grande preocupação do Bloco de Esquerda com a expulsão de milhares de pessoas de etnia cigana.
Cecília Honório: preocupação do Bloco. Foto de Paulete Matos
Cecília Honório: preocupação do Bloco. Foto de Paulete Matos
A deputada Cecília Honório reuniu esta quarta-feira com a Primeira Conselheira da Embaixada de França em Portugal, com o intuito de exprimir a grande preocupação que o Bloco de Esquerda tem relativamente à expulsão de milhares de pessoas de etnia cigana provenientes da Roménia e da Bulgária que está a ser realizada pelo governo Francês.
A deputada responsável pelas questões da imigração no grupo parlamentar do Bloco de Esquerda não deixou de apontar que estas acções do governo Sarkozy podem ser um rastilho preocupante para o aparecimento de comportamentos xenófobos e racistas.
As políticas de índole securitária que estão em marcha em França podem também reflectir-se nas políticas de imigração daquele país e da União Europeia, pelo que Cecília Honório também quis tomar conhecimento acerca da visão dos responsáveis pelo governo Francês sobre esta matéria.
Desde o início de 2010 que mais de 8.030 pessoas de etnia cigana foram já repatriados para a Roménia e para a Bulgária, 6739 dos quais teriam sido repatriados de forma "voluntária", segundo o Governo Francês. Esta política já foi criticada pelo Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD) que recomendou à França que evite repatriações colectivas e que vele para que o tratamento dos roma seja feito de acordo com Convenção Internacional da ONU sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. Também o Vaticano já se referiu a estas acções do governo francês como um "novo Holocausto".
Para o próximo sábado, dia 4 de Setembro, às 15h30 frente à embaixada francesa está marcada uma manifestação de solidariedade com a comunidade cigana, à semelhança do que acontecerá em muitas outras cidades da Europa.

0 comentários: