terça-feira, setembro 21, 2010

Comissão de utentes da Via do Infante espera «adesão firme» da sociedade civil

Foto

A Via do Infante/A22 deverá ter uma comissão de utentes formalizada dentro de um mês, com o objetivo de lutar contra a introdução de portagens.
O primeiro passo para a criação da entidade, que deverá ter forma jurídica, foi dado ontem, em Loulé, durante a primeira reunião do grupo promotor, na qual foi constituída uma comissão instaladora.

Apesar de a iniciativa estar a ser liderada pelo coordenador do Bloco de Esquerda no Algarve João Vasconcelos, o responsável frisa que as iniciativas que se vierem a desenvolver no futuro não terão necessariamente um cunho político.

«Apesar de todas as forças políticas se poderem juntar ao movimento, queremos essencialmente garantir o apoio da sociedade civil», disse João Vasconcelos.

«Sentimos que neste momento começa a haver uma revolta dos algarvios e é por isso que já existe uma página [na rede social] Facebook intitulada 'Não queremos portagens na A22 Via do Infante', onde já se contam cerca de 12 mil fãs», continuou.

Dentro de algumas semanas, a futura Comissão de Utentes da Via do Infante deverá ter a sua própria página online, não tendo sido descartada a possibilidade de virem a ser criados núcleos concelhios.

De acordo com João Vasconcelos, requalificada ou não «a EN 125 nunca será uma alternativa à Via do Infante», dado o seu perfil de «rua distribuidora».

Na mesma sequência, aventou que a introdução de portagens «irá agravar a já débil situação financeira das PME algarvias» e terá como consequência «um agravamento do desemprego regional».

Depois de meses de impasse, a decisão de cobrar de portagens nas SCUT ainda isentas foi formalizada no passado dia 9 de Setembro, através de uma resolução do Conselho de Ministros, não passível de apreciação pelo Parlamento.

O princípio da universalidade foi o argumento utilizado por PS e PSD (três SCUT do Norte já pagam), embora o Governo tenha proposto um esquema de isenções que irá estar em vigor até 30 de Junho de 2012 – pouco mais de um ano.

No caso da Via do Infante, as portagens serão introduzidas até ao dia 15 de Abril de 2011.
In Barlavento

0 comentários: