quinta-feira, setembro 09, 2010

Portagens na Via do Infante começam a ser cobradas até 15 de Abril

Foto
As portagens na Via do Infante/A22 vão começar a ser cobradas até 15 de Abril do próximo ano, segundo a resolução do Conselho de Ministros aprovada hoje.
A partir de 15 de Outubro, segundo a resolução do Governo, vão passar a ser pagas portagens nas autoestradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador) do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.

A resolução adota o princípio da universalidade na cobrança de portagens em autoestradas, determinando que, nas restantes SCUT (Interior Norte, Beira Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve) a cobrança de portagens irá iniciar-se até 15 de Abril de 2011.

Em simultâneo, a resolução cria um regime de discriminação positiva na cobrança de portagens, através de um sistema misto de isenções e descontos para as populações e empresas fixadas nos concelhos atravessados SCUT, com isenções nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas seguintes.

O sistema será aplicado de modo diferenciado para as SCUT Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata, onde vão beneficar desta discriminação positiva população e empresas com residência ou sede nos concelhos em que uma parte do território fique a menos de dez quilómetros da via.

Os utilizadores das SCUT Algarve/Via do Infante, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior, vão beneficiar desta discriminação positiva quando uma parte do território distanciar menos de 20 quilómetros.

No entanto, e ainda segundo a resolução do Conselho de Ministros, estas isenções e descontos para todas as autoestradas SCUT serão aplicadas apenas até 1 de Julho de 2012.

A partir dessa data, aplicam-se apenas nas SCUT das regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média nacional.
barlavento

1 comentários:

ClassecontraClasse ! disse...

Um exemplo a seguir!

"classecontraclasse.blogspot.com"

"ClassecontraClasse!"