quarta-feira, novembro 19, 2008

DGRHE envia emails aos docentes e pede-lhes que apresentem os objectivos individuais na aplicação informática

É o vale tudo neste braço de ferro. Primeiro, as ameaças veladas: "por agora, não estão previstos processos disciplinares". Depois, aparece a plataforma para os objectivos individuais. Foi no dia 17/11 que a dita aplicação surgiu na página web da DGRHE. Antecipando uma recusa generalizada, a DGRHE faz uso do marketing directo: envia emails aos professores. Apesar do marketing agressivo, é de crer que, nesta altura do campeonato, os professores se recusem a entregar os objectivos individuais, seja de forma tradicional seja na aplicação informática. O desespero é total. A ministra deu hoje, às 20:30, uma conferência de imprensa. Foi confrangedor. A mulher apareceu esgotada. À beira do fim. Zangada com as perguntas dos jornalistas. Zangada com o mundo. Tem o que merece. Domingo, ontem e hoje, foram três dias miseráveis para a ministra. Primeiro, o fiel Conselho de Escolas aprova uma documento a pedir a suspensão da avaliação de desempenho. Depois, a fiel CONFAP pede concórdia e flexibilidade. E os militantes do PS, reunidos na sede do Rato, exigem explicações à ministra e esta não os convence. Ontem, foi a vez dos PCEs da região de Lisboa apresentarem à ministra o retrato da situação nas suas escolas. E o retrato foi: "senhora ministra, na minha escola não há condições para fazer a avaliação de desempenho". A ministra ouviu, tomou notas e saiu da reunião com a morte espelhada no rosto. E até o Conselho Nacional de Educação reconhece que as escolas estão em guerra e não há condições para aplicar este modelo de avaliação. Foi confrangedor ver a cara da ministra. Balbuciou, gaguejou, fugiu às perguntas, voltou a balbuciar, zangou-se com os jornalistas e passou-lhes um raspanete. Foi triste de ver. À beira do fim. Falta pouco. No dia 3 de Dezembro, vai levar um novo empurrão. Todas as escolas vão parar. E ainda em Dezembro, haverá greves regionais. Mais um novo empurrão. Está quase borda fora. Tem de suportar o castigo durante mais uns meses: ate às eleições para o Parlamento Europeu. Só nessa altura ela se libertará do Inferno que ela própria criou. Não deixará saudades. Como muitos outros, ganhará uma gaiola dourada no Parlamento Europeu. Mas não será com o meu voto.

Exmo(a) Sr(a). Professor.




Com o objectivo de apoiar as escolas na implementação do processo de Avaliação do Desempenho dos docentes, a Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação disponibiliza a presente aplicação informática a qual irá sendo preenchida à medida que os agrupamentos e escolas não agrupadas vão estruturando o processo.

Nesta fase está já disponível a possibilidade de cada docente apresentar os seus objectivos. Uma vez submetidos e tendo em conta o calendário definido em cada Agrupamento/escola, o avaliador do órgão de administração e gestão acede aos mesmos para efeito de validação.

A aplicação está disponível no seguinte endereço: https://concurso.dgrhe.min.edu.pt/DefinicaoObjectivos2008.
Qualquer dúvida de funcionamento deverá ser colocada ao órgão de gestão, o qual terá apoio através do seguinte endereço:

DGRHE
ProfAvaliação

0 comentários: