SIMPLEXICOMPLIFICAÇÃO TEIMOSA
A Sra. ministra não suspende nem simplifica a avaliação.
Na conferência de imprensa da Sra. Ministra, após a realização do Conselho de Ministros Extraordinário, assistimos, apenas, à tentativa de recolha dos "cacos", fragmentos bem mais esboroados do que pensam os responsáveis da 5 de Outubro. Tratou-se de uma manobra política com o objectivo de deixar transparecer que se cedeu, sem ceder, ou que não se cedeu demonstrando as virtualidades simplex, que podem até complexificá-lo nalguns aspectos.
No que ao processo de avaliação diz respeito, não há outra solução que não seja a suspensão do modelo, na medida em que este continua a prever a "discriminação negativa" através do estabelecimento de quotas, só aparentemente alivia a carga burocrática e não serve os objectivos de avaliação voltada para a melhoria das práticas.
Após a suspensão deste modelo, haverá três caminhos possíveis, qualquer deles negociado:
. um modelo novo, com base numa política orientada para a qualidade da escola pública;
. um modelo baseado no anterior, introduzindo melhorias consideradas necessárias;
. um modelo inspirado num dos vários modelos praticados nos países desenvolvidos da Europa.
No entanto, convém não esquecer que O CENTRO DA NOSSA LUTA É A REVOGAÇÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE, de que decorre a divisão da carreira em duas categorias e o actual processo de avaliação, de que exigimos suspensão imediata.
É este "documento" que está na base de toda a instabilidade que se vive na escola pública.
Ou lutamos agora, firmes e determinados, ou os sacrifícios da nossa luta serão em vão.
A LUTA CONTINUA! RESISTIREMOS E VENCEREMOS!
0 comentários:
Enviar um comentário