terça-feira, junho 08, 2010

Dia trágico para os invasores no Afeganistão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
bombaafeganistao
Dez soldados das forças estrangeiras morreram segunda-feira no Afeganistão, o dia mais trágico para a NATO em muitos meses segundo informações oficiais.
O ataque mais mortífero aconteceu no Leste do país, onde a explosão de uma bomba considerada de fabrico improvisado provocou a morte de cinco soldados norte-americanos, segundo fontes oficais do Pentágono. Cinco outros soldados da NATO, cujas nacionalidades não foram ainda reveladas, foram mortos em ataques separados dos talibãs efectuados no sul do Afeganistão.
Esta série trágica para as forças internacionais invasoras acontece em vésperas do início da programada ofensiva conjunta da NATO e do exército afegão na província de Kandahar, considerado o mais forte bastião dos talibãs. Nessa ofensiva, as tropas estrangeiras vão tentar derrotar os talibãs e também conquistar a adesão das populações ao regime instalado em Cabul.
A anterior ofensiva no sul foi considerada um êxito pela NATO mas, em função dos acontecimentos que se seguiram, incluindo fortes ataques em Cabul, a estrutura talibã não parece ter ficado afectada do ponto de vista operacional. Um responsável do Pentágono declarou à agência France Press que, em termos da próxima ofensiva "tudo deve estar terminado antes do Ramadão, em Agosto". 

0 comentários: