sexta-feira, junho 25, 2010

França: 2 milhões contra aumento da idade da reforma

Manifestações foram superiores às de 27 de Maio. Sindicatos falam em nova relação de forças e asseguram que “o sentimento de injustiça diante desta reforma brutal cresce fortemente no país”.
Manifestação em Rouen. Foto de  clauderouen, da Phototèque du 
Mouvement Social
Manifestação em Rouen. Foto de clauderouen, da Phototèque du Mouvement Social
As manifestações em toda a França convocadas para protestar contra o aumento da idade da reforma de 60 para 62 anos mobilizaram mais de dois milhões de pessoas, superando a mobilização conseguida em 27 de Maio, data do último protesto intersindical.
O secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, disse que seriai “sábio” por parte do presidente Nicolas Sarkozy desistir de apresentar o projecto de aumento da idade da reforma ao Conselho de Ministros de 13 de Julho.
François Chérèque, secretário-geral da CFDT, afirmou que a jornada desta quinta-feira foi a maior manifestação do ano: “Isso mostra que o sentimento de injustiça diante desta reforma brutal cresce fortemente no país”.
Em quase todo o país, a participação nos desfiles superou o último protesto. Foi o caso em Marselha, em Bordeaux, em Lyon. Em Rennes, a própria polícia estima que participaram seis vezes mais pessoas na manifestação do que em Maio. Em Paris, o protesto reuniu 130 mil pessoas segundo os sindicatos, 47 mil segundo a polícia.
A presença de vuvuzelas animou o desfile, bem como as alusões ao desastre da selecção francesa no Mundial de Futebol – os sindicatos criticaram o presidente, que no mesmo dia se reuniu com o jogador Thierry Henry, e que “passa o tempo a ouvir os estados de alma de um futebolista que ganha 15 milhões ao ano.”
Quanto às greves, se não paralisaram totalmente o país, também cresceram em relação às anteriores, como foi o caso da educação e da Função Pública. Na SCNF (comboios), a paralisação foi de 39,8% segundo a direcção da empresa, o que levou os sindicatos a falar numa nova relação de forças.

0 comentários: