sábado, junho 05, 2010

Espanha: Central sindical prepara greve geral

As CCOO iniciaram a preparação da greve geral, com uma campanha de informação “paciente, fundamentada e intensiva” e estabeleceram uma estratégia de mobilização unitária com a UGT.
Lezcano, secretário de comunicação, e António del Campo, de 
organização, da CCOO - Foto do site da central sindical
Lezcano, secretário de comunicação, e António del Campo, de organização, da CCOO - Foto do site da central sindical
As Comisiones Obreras (CCOO) anunciaram, nesta Sexta feira, que iniciaram os preparativos de uma greve geral, que “parece inevitável”.
A central realizou, nesta Sexta feira, duas reuniões plenárias de carácter extraordinário para iniciar essa preparação e nas quais participaram cerca de 150 pessoas. “O que fizemos hoje foi pôr a máquina a trabalhar para que, se tivermos de convocar uma greve geral, esteja tudo oleado”, explicou Fernando Lezcano o responsável da comunicação das CCOO, segundo noticia o jornal espanhol Publico. A central sindical justifica a possibilidade da convocação de uma greve geral com o plano de austeridade e com “alguns conteúdos que se vão conhecendo da reforma laboral”.
Os pontos divulgados da proposta de revisão das leis laborais, que o Governo Zapatero está a discutir, apontam para facilitar os despedimentos nas empresas que aleguem situação económica difícil, reduzindo a indemnização, dos actuais 45 dias por ano de trabalho, para 20 dias por ano.
As CCOO irão lançar uma campanha de informação “paciente, fundamentada e intensiva” para explicar à sociedade as razões da greve. Decidiram também estabelecer uma estratégia de mobilização unitária com a UGT.
Para o próximo dia 8 de Junho, Terça feira, uma greve geral da função pública.
A concretizar-se será a sexta greve geral em Espanha, desde a queda do regime franquista.

0 comentários: