quarta-feira, junho 02, 2010

Enfermeiros marcam nova greve

Paralisação vai durar nove dias, de 9 a 18 de Junho, sendo que no último haverá uma manifestação nacional em Lisboa. Sindicato culpa o governo pelo impasse das negociações.
Enfermeiros voltam à luta. Foto de Paulete Matos
Enfermeiros voltam à luta. Foto de Paulete Matos
O Sindicato dos Enfermeiros anunciou, esta quarta-feira, uma greve de nove dias em protesto contra o impasse em que caiu o processo negocial com o governo.
“Os enfermeiros estão fartos de esperar por aquilo a que consideram ter direito e que, de facto, têm direito de há dez anos a esta parte. E portanto o Ministério da Saúde empurra-nos para mais uma greve”, disse a presidente do sindicato, Guadalupe Simões, à TSF.
Em comunicado, o sindicato aponta para o impasse no processo negocial, o não cumprimento de compromissos assumidos, nomeadamente no que diz respeito ao agendamento das reuniões negociais, a não apresentação de contrapropostas que se aproximem das posições defendidas pelos
enfermeiros e a não perspectiva de revalorização do trabalho dos enfermeiros como causas que os levaram a optar por nova greve.
A decisão foi tomada pelos enfermeiros em mais de 100 reuniões realizadas em todos os hospitais e centros de saúde do país.
A greve vai ser feita em “dias alternados em função dos serviços hospitalares e dos centros de saúde, mas são quase duas semanas de greve”, disse Guadalupe Simões.
O protesto dos enfermeiros prolonga-se de 9 a 18 de Junho, sendo que no último dia está prevista uma manifestação de enfermeiros em Lisboa.

0 comentários: