quarta-feira, novembro 12, 2008

Alvor junta-se à Lista

Mais um Agrupamento de Escolas do concelho de Portimão a exigir a suspensão da avaliação do desempenho – desta vez é o Agrupamento de Alvor.
O ABAIXO-ASSINADO FOI ASSINADO POR 50 PROFESSORES, NUM TOTAL DE 63 ,SENDO QUE 4 ESTÃO DE BAIXA.

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues (Silves)


Na nossa escola o processo de avaliação foi suspenso na sequência de um plenário geral de professores em que se recolheram as assinaturas de cerca de três quartos dos professores do agupamento, incluindo a de todos os professores avaliadores.

Na sequência desta reunião, foi pedida a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Pedagógico; nessa reunião, houve 13 votos a favor (incluindo todos os professores avaliadores) contra a suspensão da avaliação; no entanto, houve duas abstenções e um voto contra.

Vê aqui o resto

A Moção original, que deu início ao processo, encontra-se aqui

Revista ops! é sobre educação


Excelentes artigos e muito oportunos

O pesadelo burocrático e a desobediência à lei


E esta ministra ficará seguramente na história como a maior desgraça que se abateu nos últimos tempos sobre a educação em Portugal. Isso só ainda não é mais notório porque os efeitos das políticas educativas só se tornam evidentes passados vários anos. Por isso é arrepiante ver a senhora ministra insistir – contra tudo e contra todos os que, em Portugal, já alguma vez revelaram interesse pelas questões da educação – numa teimosia própria de mentes obstinadas e dogmáticas. E é também por isso um imperativo de justiça desobedecer a esta lei arbitrária e injusta, sobre uma questão de tão grande importância. Chama-se a isto desobediência civil e foi isso que fizeram em diferentes circunstâncias Gandi, Luther King, Bertrand Russell e muitas das referências cívicas e culturais do nosso mundo. É ilegítimo não cumprir a lei, diz a senhora ministra sem se aperceber que está a ser redundante. Pois é, é ilegítimo não obedecer à senhora ministra, pois foi ela que fez a lei. Mas terá mesmo de ser.

Lê no público o excelente texto de um Professor titular de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão
Movimento Escola Pública

0 comentários: