quarta-feira, junho 11, 2008

Sócrates Versus Sócrates - da Dignidade à Indignidade!

A VOZ DO MEU OLHAR
A Morte de Sócrates - Jacques-Louis David

O Sócrates da Antiga Grécia não tem nada a ver com o Sócrates de Portugal actual. Não se trata da distância no tempo, como é óbvio. Trata-se do carácter, da Dignidade, da luta em defesa dos outros, particularmente a juventude. O Sócrates grego foi acusado pelo Estado de corromper a juventude com as suas ideias filosóficas e moralistas e deste modo condenado à morte. Teve oportunidade de fugir mas recusou, bebendo o veneno da sicuta que o levou à morte - acima de tudo foi um Homem Digno. Deu a vida por aquilo que acreditava, foi solidário com os outros e não fugiu frente às adversidades da vida.
É exactamente o contrário o que se passa com este triste Sócrates que desgoverna este nosso país. Anda a fazer muito mal aos que menos têm, os mais pobres e favorece os ricos, aqueles que mais têm. Foge às suas responsabilidades, como se nada passasse no país - veja-se o caso da paralização dos camionistas que muito justamente estão a lutar contra o garrote e as falências que se avizinham. A arrogância de Sócrates torna-se insuportável, por isso não tem dignidade.
Parece que começou o fim do Sócratismo da nossa era: dividiu o país e atirou os portugueses uns contra os outros, humilhou os funcionários públicos, colocou os professores no pelourinho, não cumpriu o que prometeu, fez e continua a fazer uma guerra de "morte" aos trabalhadores deste país. Mas lá diz o ditado: "quem semeia ventos colhe tempestades". É o que está a acontecer agora - tem contra si os utentes de saúde, os funcionários públicos, os professores, os pescadores, os camionistas, os agricultores... É preciso que mais vão para a rua e digam Basta a este governo de desastre nacional! "À guerra só se pode responder com a guerra". Força Cidadãos! Levantem-se Todos e Lutem!

0 comentários: