quinta-feira, junho 19, 2008

PS e PSD chumbam proposta do Bloco para reforma aos 40 anos criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

PS e PSD chumbaram reforma aos 40 anos de trabalhoO projecto de lei que o Bloco de Esquerda apresentou nesta quinta feira para estabelecer a reforma por inteiro a trabalhadores com 40 anos de descontos foi chumbado pelo PSD e pelo PS, com abstenção de Manuel Alegre e dos deputados do PP. A favor da proposta votaram os deputados eleitos pelo BE e pelo PCP-PEV. O grupo parlamentar do Partido Socialista anunciou que irá apresentar uma declaração de voto sobre esta matéria. A proposta apresentada nesta quinta feira pelo Bloco de Esquerda no Parlamento dirige-se em particular às pessoas que começaram a trabalhar aos 11/12 anos e que, de acordo com a legislação actual, têm que trabalhar 54 anos para obterem a reforma por inteiro. Segundo Francisco Louçã "não é uma parte determinante do mundo do trabalho, mas é a mais sofrida".

O Bloco de Esquerda entende que 40 anos de trabalho devem ser, por si só, suficientes para se ter direito à reforma por inteiro e sem penalizações. O projecto de lei proposto pelo Bloco pretende defender as dezenas de milhar de pessoas que começam a trabalhar na adolescência, para assegurar o sustento de famílias muito pobres e que se vêm obrigadas a trabalhar a quase até à morte.

Antes da votação, o Partido Socialista já tinha anunciado a sua intenção de votar contra a proposta do BE, que iria "pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sistema de segurança social". Além do PS, também o PSD votou contra a iniciativa legislativa do Bloco. No entanto, o deputado socialista Manuel Alegre demarcou-se da restante bancada socialista, abstendo-se na votação. O PP também se absteve, enquanto os deputados do PCP/PEV votaram favoravelmente.
Esquerda.net

0 comentários: