terça-feira, julho 22, 2008

Comícios de Verão do Bloco de Esquerda com Francisco Louçã


Foto
d.r. Ver Fotos »
Francisco Louçã

Francisco Louçã desloca-se ao Algarve para realizar quatro comícios de Verão. O primeiro será já no dia 25 de Julho, em Armação de Pêra, seguindo-se Quarteira, a 16 de Agosto, enquanto nos dias 23 e 24 de Agosto, o líder dos bloquistas estará respectivamente em Monte Gordo e Portimão.

São acções com as quais o Bloco de Esquerda (BE) pretende não dar férias ao Governo de José Sócrates.

Os comícios de Verão iniciaram-se em Pevidém (Guimarães), local onde Francisco Louçã defendeu a introdução do imposto sobre as grandes fortunas e denunciou a insegurança com que vivem muitas pessoas «esmagadas pelo aumento dos alimentos, dos combustíveis e dos juros».

As críticas ao Código do Trabalho e ao «escândalo dos lucros especulativos das petrolíferas» são alguns dos temas a desenvolver nos comícios.

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda do Algarve esteve reunida no passado sábado, em Portimão, para definir a estratégia e o plano de acção a desenvolver em 2008/2009.

Além da participação nas jornadas de luta a levar a efeito em Setembro contra o Código do Trabalho, os bloquistas traçaram as directrizes para uma participação nas campanhas eleitorais de 2009, bem como a realização de acções a nível regional.

Está previsto para Setembro/Outubro uma acção que deverá centralizar-se sobre a precaridade, uma questão que se coloca em toda a região, «não havendo praticamente família que não seja atingida por este flagelo», adianta o BE.

A ideia dos bloquistas é travar a revisão do Código do Trabalho que, na sua análise ao texto em discussão, «precariza totalmente as relações laborais e leva aos despedimentos simplex».

No decorrer do mês de Setembro, em colaboração com o Movimento Escola Pública pela Igualdade e Democracia, o Bloco de Esquerda desenvolverá uma acção em torno do novo modelo de gestão das escolas.

Na área do ambiente e ordenamento, numa actividade descentralizada em Faro e Portimão, em data a anunciar, os bloquistas vão orientar o debate para «a defesa e a preservação das Rias Formosa e de Alvor, alvos privilegiados dos apetites vorazes das imobiliárias e de grandes projectos predatórios», segundo o documento a que «barlavento» teve acesso.

Ainda no mesmo documento, é feita menção aos transportes e acessibilidades, uma «área negra na região», segundo o Bloco de Esquerda, nomeadamente a ferrovia no Barlavento algarvio e entre Faro e Vila Real de Santo António, sendo para esta força política «inadmissível a falta de investimentos nestes troços ferroviários quando se aposta noutras regiões do país em linhas de alta velocidade e em TGV».

O Bloco de Esquerda, depois das últimas eleições autárquicas onde conseguiu eleger elementos para as Assembleias Municipais e de Freguesia, tem realizado reuniões dos autarcas, estando agendado para 2009 o III Encontro Autárquico Regional, que deverá ocorrer em Janeiro ou Fevereiro, com o tema de fundo «virado para o combate autárquico e assente na tónica do combate à pobreza e à exclusão social».

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve, por proposta do secretariado, aprovou as linhas da orientação estratégica para o próximo biénio que passam, essencialmente, por desenvolver uma luta frontal contra as políticas neo-liberais do Governo, apoiar e integrar a luta dos trabalhadores, lutar pela regionalização, bem como «pugnar pela transparência absoluta e denunciar todo o tipo de actividades que envolvam casos concretos ou de suspeita de corrupção nos órgãos públicos de administração local e regional, ou em qualquer entidade de cariz privada», segundo o documento aprovado na reunião do passado sábado.

In Barlavento

0 comentários: