sexta-feira, julho 18, 2008

O PCdoB não deveria defender os trabalhadores brasileiros?

A entrevista do líder do Partido Comunista do Brasil, Renato Rabelo, ao Avante, peca por uma omissão significativa: não fala nos problemas dos trabalhadores brasileiros. E a resposta à pergunta sobre a perseguição aos Sem Terra é uma coisinha tão social-democrata que era digna de figurar nas publicações da Internacional Socialista.
Na contínua lógica de que o governo está sempre em disputa, o PCdoB tem sustentado o apoio a um governo que conseguiu – isso é verdade – um reforço da economia capitalista brasileira, da expressão do agro-negócio, da contínua destruição da Amazónia, da destruição das terras e dos direitos dos índios em prol da especulação capitalista. Reconhece-se que as medidas de caridade atingem hoje 11 ou 12 milhões de pessoas - mas quanto a medidas de alteração das relações de produção, de alterar a forma de relacionamento das pessoas na sociedade que criam essa permanente pobreza as medidas de governo Lula são - não só quase nulas - mas quase sempre favorecedoras dos capitalistas.
Seria interessante Renato Rabelo dizer a sua opinião sobre a posição de lideranças do PCdoB em lugares estratégicos e de responsabilidade para o capitalismo brasileiro como a indústria do petróleo, da energia nuclear, do espaço…
Mas esta de dizer que a criação da Unasul combate o imperialismo parece uma tirada à Mao Tse-tung. Diógenes Arruda, João Amazonas, ai se vocês lessem isto!

Ideal Comunista

0 comentários: