domingo, julho 13, 2008

Pareceres sobre o novo Regime Jurídico de Autonomia e Gestão das Escolas

A Página Web da DGRHE disponibiliza dois pareceres sobre o Regime Jurídico de Autonomia e Gestão das Escolas: parecer de João Barroso e parecer de Natércio Afonso. O primeiro é bastante crítico do novo diploma que cria o Regime Jurídico de Autonomia e Getsão das Escolas. O parecer de João Barroso merece ser lido. A síntese final do parecer é suficientemente elucidativa:

1. O défice de concretização das medidas de reforço da autonomia dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário que se verifica desde a aprovação do Decreto-Lei 115-A/98 não tem que ver com as eventuais insuficiências deste diploma, mas com a ausência de medidas efectivas a montante e a jusante do processo, nomeadamente no domínio da descentralização municipal, da administração central e desconcentrada do Ministério
da Educação e de uma efectiva transferência de competências para as escolas através de contratos de autonomia.
2. A atenção que é dada às questões da gestão (na continuidade aliás do que já acontecia com o actual normativo) reforça o sentido de que os problemas relacionados com a autonomia resultam da deficiência do “modelo” de gestão o que, como se sabe, não é verdade.
3. As principais alterações positivas que foram referenciadas no parecer podiam ser introduzidas como revisão do diploma em vigor sem justificar a sua total substituição.
4. As alterações negativas que foram referenciadas indiciam uma desconfiança tácita quanto ao valor da autonomia (“autonomia sob suspeita”) e quanto à capacidade dos órgãos eleitos democraticamente realizarem cabalmente a sua missão.
5. Os pressupostos presentes no preâmbulo reforçam uma visão normativa da mudança que é completamente desajustada do que se sabe hoje sobre os processos de aprendizagem e de desenvolvimento organizacional.
6. O projecto de diploma não resolve, antes acentua o carácter híbrido e contraditório do discurso em vigor em Portugal, há mais de 10 anos, sobre a autonomia das escolas.

Leia também o parecer de Natércio Afonso. E os pareceres do Conselho de Escolas e do Conselho Nacional da Educação.

ProfAvaliação

0 comentários: