domingo, julho 13, 2008

CIDADANIA

Continua o passeio pelos blogues regionais. Neste caso, blogues locais. Porque a blogosfera da cidade de Lisboa é um mundo interminável. Há de tudo: blogues políticos, de bairro, de uma só causa, de trabalhadores da Câmara, de associações e de cidadãos que vivem apaixonados por uma das mais belas cidades da Europa.

Faço aqui a minha declaração de interesses: antes de ser português ou europeu, sou lisboeta. Adoro a minha cidade. É nela que estão os cheiros, os sons e os recantos das minhas memórias. A luz que o rio e as cores das casas emprestam à cidade. O sobe e desce das colinas. Uma cidade que é um anfiteatro virado para um rio que parece um mar. Sinto-me um privilegiado por ter nascido aqui. Na cidade mais cosmopolita (ainda pouco) do país. Numa daquelas cidades que quando se visita se quer ficar.

Lamento que durante tantos anos esta cidade tenha sido tão mal-tratada. Lamento os carros que tomam conta de todo o espaço. Lamento os subúrbios desordenados e caóticos. Lamento a miséria e a crescente estratificação social da cidade, que cria guetos de pobres na periferia e bairros que mais parecem condomínios. Lamento os maus transportes públicos e degradação de tantas partes da cidade. Lamento os atentados arquitectónicos e as dezenas de milhar de casas devolutas. Lamento que a presidência da câmara tenha sempre sido vista como um degrau para chegar mais alto e nunca como uma forma de servir a cidade. Lamento que a autarquia seja tão burocrática e pesada e que os munícipes sejam tratados com tanto desprezo. Mas não lamento viver aqui.

Por ser o mais completo e exaustivo blogue da cidade, escolhi como blogue da semana o do Movimento Fórum Cidadania Lisboa: Cidadania LX. Para além do blogue principal, feito por excelentes colaboradores, tem uma página com muitas propostas e informação e páginas temáticas sobre PDM, Mobilidade, Ambiente e Património.

O Cidadania LX é o blogue da semana.

Outros blogues. Antes de mais, os blogues mais políticos: o Gente de Lisboa, dos apoiantes de Sá Fernandes, o LisboaLisboa, mais próximo do PCP, o Cidadãos por Lisboa, dos apoiantes de Helena Roseta, o Fórum Lisboeta, do CDS/PP e o Crónicas Alfacinhas, de autarcas do PSD.

Há também blogues locais, como o Planeta Alfama, o Bairro dos Lóios, o Fénix das Amendoeiras, o Jornal da Praceta, o SOS Bairro Azul, o Renovar a Mouraria, o SOS Infante Santo, o Graça de Lisboa e o Alta de Lisboa.

Muitos temáticos, da defesa dos direitos dos trabalhadores da autarquia aos ambientais, dos de pequenas causas aos do património. Escolhi estes: Degradação da Baixa de Lisboa, Observatório da Baixa, Árvores da Minha Rua, Bicicleta na Cidade, Apoiar e defender o Hospital Dona Estefânia, Projectos em Lisboa, Menos um Carro, Sétima Colina, Falar Alto, Lisboa em Alerta, Lisboa a Sépia, Lisboa Feels Like, Observatório dos Relógios de Lisboa e Observatório do Parque da Bela Vista.

Como despedida, mais alguns blogues que podiam ter sido escolhidos como blogues da semana: Viver na Alta de Lisboa, O Carmo e a Trindade, Lisboa em Mim, Nocturno, Percursos, Abjurado, Lisboa entre Cabos. Corvos e Caravelas, À Coca… Em Lisboa e Loucos de Lisboa

0 comentários: