O ME retira autonomia às escolas na Organização e Gestão do Currículo
O tempo atribuído ao Estudo Acompanhado deve ser utilizado parcialmente pelas escolas para o apoio aos projectos em curso, designadamente:
Desenvolvimento do Plano da Matemática;
Apoio aos alunos com Português Língua não Materna;
Realização de actividades no âmbito dos planos de recuperação, de desenvolvimento e de acompanhamento dos alunos;
Programas definidos a nível de escola.
A área de Estudo Acompanhado deve ser assegurada pelo professor titular de turma, no caso do 1.º ciclo, e, preferencialmente, pelos grupos de recrutamento de Língua Portuguesa e de Matemática, nos 2.º e 3.º ciclos, podendo integrar as seguintes modalidades:
Desenvolvimento de planos individuais de trabalho e estratégias de pedagogia diferenciada, de modo a estimular alunos com diferentes capacidades;
Programas de tutoria para apoio e estratégias de estudo, orientação e aconselhamento do aluno;
Actividades de compensação e de recuperação;
Actividades de ensino específico da língua portuguesa para alunos oriundos de países estrangeiros.
Desenvolvimento do Plano da Matemática;
Apoio aos alunos com Português Língua não Materna;
Realização de actividades no âmbito dos planos de recuperação, de desenvolvimento e de acompanhamento dos alunos;
Programas definidos a nível de escola.
A área de Estudo Acompanhado deve ser assegurada pelo professor titular de turma, no caso do 1.º ciclo, e, preferencialmente, pelos grupos de recrutamento de Língua Portuguesa e de Matemática, nos 2.º e 3.º ciclos, podendo integrar as seguintes modalidades:
Desenvolvimento de planos individuais de trabalho e estratégias de pedagogia diferenciada, de modo a estimular alunos com diferentes capacidades;
Programas de tutoria para apoio e estratégias de estudo, orientação e aconselhamento do aluno;
Actividades de compensação e de recuperação;
Actividades de ensino específico da língua portuguesa para alunos oriundos de países estrangeiros.
Comentário
É assim que o ME pratica a autonomia das escolas. Quando é preciso responsabilizar e arranjar culpados para os problemas criados pelos políticos, o ME faz apelo à autonomia da escola. Na realidade, trata a autonomia com desprezo. É o que faz aqui com este texto sobre Organização e Gestão do Currículo, onde especifica com pormenor a forma como os professores têm de organizar as ACND. Repare-se, ainda, o desprezo que o ME tem para com a Educação Visual, a Educação Musical, a Educação Física e até mesmo a História e a Geografia. A ênfase é toda colocada na Língua Portuguesa e na Matemática. No 1º CEB, remete o Inglês para fora do currículo e a Música e a Educação Física ficam reduzidas a quase nada. O Despacho n.º 19 575/2006 estabeleceu tempos míninos para Língua Portuguesa-8 horas semanais; Matemática-7 horas semanais; Estudo do Meio-5 horas semanais; e as restantes 5 horas para ACND e Expressões (artísticas e físico-motora). Ao colocar estas áreas todas (sete) com 5 horas semanais, o ME desvalorizou-as. Na prática, quase que as retirou do currículo.
No 2º e no 3º CEB, dá-lhes um estatuto de menoridade. Esta maneira de proceder é típica de quem desconfia dos professores.
In ProfAvaliação
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