segunda-feira, junho 09, 2008


Reforçar o Bloco no Algarve afirmando-se como alternativa regional

Teve lugar em Faro, no dia 7 de Junho, a 1ª reunião da nova Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve, onde foi debatida a situação política, social e económica da região, os graves problemas que esta enfrenta e as diferentes formas de intervenção do Bloco, visando o seu reforço político e organizativo afirmando esta força política como alternativa ao modelo de desenvolvimento regional. Nesta reunião também foi eleito o novo Secretariado do BE/Algarve.

O governo neo-liberal Sócrates/PS, a pretexto da obsessão com a redução do défice, conduz um dos mais violentos ataques contra os cidadãos, as famílias e os trabalhadores deste país, retirando-lhes paulatinamente todos os direitos adquiridos ao longo das últimas décadas e agravando substancialmente as suas condições de vida. Um desses ataques consubstancia-se em torno da revisão do famigerado Código do Trabalho e da imposição de outra legislação anti-laboral – o que irá conduzir ao agravamento da precariedade, aos despedimentos simplex e ao aumento do flagelo do desemprego. No Algarve, devido às suas características específicas continua a persistir um modelo de desenvolvimento errado, baseado exclusivamente na actividade turística imobiliária, especulativa e anti-ambiental, com milhares de trabalhadores precários e desempregados. Estes flagelos irão ser fortemente agravados caso não sejam travadas as intenções do governo. Este será um dos combates do Bloco no Algarve, reclamando um desenvolvimento alternativo para a Região que concilie o trinómio ambiente-desenvolvimento-emprego com direitos.

O Algarve, cada vez mais assimétrico e desigual, padece de outros problemas que urge solucionar a bem dos algarvios, da região e do país. Nos próximos meses o Bloco irá desenvolver um conjunto de iniciativas na região em torno da precariedade e do desemprego, do ambiente e ordenamento do território, dos transportes e acessibilidades, saúde e educação, entre outros. Também terá lugar, no início do próximo ano, o III Encontro Regional Autárquico. Por outro lado, o Bloco/Algarve irá empenhar-se a fundo nas batalhas políticas eleitorais do próximo ano – eleições europeias, legislativas e autárquicas.

A CCD discutiu ainda as iniciativas previstas para os dias 21 e 22 de Junho, com a presença do Eurodeputado Miguel Portas. Está previsto a realização de um jantar e de um colóquio-debate, em Silves, sobre “A Problemática da Globalização e das Crises Alimentar e Energética”. Também se prevê uma visita de Miguel Portas à Ria de Alvor, alvo nos últimos tempos de operações especulativas e de graves atentados ambientais, no caso concreto a Quinta da Rocha. Atempadamente será divulgado o programa destas iniciativas.

Para o Secretariado do BE/Algarve foram eleitos os bloquistas Carlos Cabrita, Engenheiro Agrónomo, de Silves, João Vasconcelos, Professor, de Portimão e Joaquim Mealha, Técnico de Desenvolvimento, de Loulé.

O Secretariado do BE/Algarve

0 comentários: