Exames de Matemática para Idiotas
Com um livro destes não há aluno que não tire 20 valores. Palavra de Ministra.Wehavekaosinthegarden
CIDADÃOS! ERGAM-SE E LUTEM! LUTEM! LUTEM POR UM MUNDO MELHOR, MAIS JUSTO, MAIS SOLIDÁRIO E COM JUSTIÇA SOCIAL! TODOS TÊM DIREITO À FELICIDADE! PELA EUROPA DOS POVOS!
9 comentários:
Acho espantoso que um homem que luta pela igualdade dos homens considere que a classe dominante em que vivemos se deva prociar no permanente status da educação rigorosa e só para quem tem dinheiro para explicações pois só assim se alcança o el dourado das boas faculdades. E os exames facilitistas não foram iguais para todos tal como os exames "rigorositas" o foram antes também para todos? Afinal estamos ao serviço de quem? dos alunos ou das politicas?
Meu Caro:
- 9º ano, todos devem tirar. Mesmo que saibam metade do que deviam. A escola é para todos (é na escola que as crianças devem estar - não nas pedreiras, minas, hotéis ou bordéis) e o futuro destes futuros excluídos bastará para perpetuar este sistema iníquo de castas;
- 12º ano, para a metade dos que ali chegou e para estractificar consoante as posses economicas dos pais. Com facilitismos (matemática) ou "exigentismos" (português), não se fará qualquer diferença.
Abraços
Meu caro amigo, claro que todos deverão possuir o 9º ano, mas com alguma seriedade! Senão tudo isto não passa de uma palhaçada. Até acho que nem devia haver exames no 9º ano, já que se enveredou por este facilitismo bacoco. Dêem antes condições às escolas e aos professores e turmas com um máximo de 20 alunos e não 30 e até mais como acontece actualmente. Mas os nossos governantes não lhes interessam apostar na educação. Apostaram antes no betão e nas auto-estradas. Que aprendam pelo menos com a Irlanda!
Abraço.
Pois é, fale-me em turmas de 30 alunos e eu digo-lhe que os meninos de leste que veem para este sistema de ensino ficam espantados pois as turmas lá nos seus países também têm 30 ou mais alunos e lá aprende-se e aqui não. E se me responder que lá as crianças são mais inteligentes (e são, disso não há dúvidas), acho que os professores cá ficam um pouco àquem da inteligência conveniente para dar a volta a garotos.
Passam tempo demais a suspirarem e a queixarem-se dos males que sobre si se abateram e não procuram mobilizar, com inteligência, os seus alunos para para a aprendizagem.
Temos um ensino mediocre porque temos politicos do mesmo calibre, mas os professores têm vivido num limbo de semi-irresponsabilidade e não podem sacudir a água do capote pelo estado a que isto chegou.
Sei que custa passar de 14 horas de horário para quase o dobro. Mas para grandes males, grandes remédios.
Desculpe lá o desabafo, mas adoro ver miúdos saírem dos exames felizes porque lhes correu bem.
A faculdade vai dar-lhes o resto e oxalá que cada vez mais pudessem aceder ao ensino superior (sair de casa, contactar outras realidades, ver outras pessoas,... competências - ficar é "morrer", é ficar alvo fácil dos oportunistas do emprego, dos exploradores da pobreza intelectual, dos oportunistas do capital (quanto mais miséria e pobreza intelectual, mais mão de obra barata existe).
Viva a ESCOLA PARA TODOS!!!
PS- já agora, não deixa de ser curioso que os mesmos professores que passam o ano a constatar que alunos de 18 e 19 anos no 9º ano não ficam a fazer nada na escola se reprovarem, sejam os mesmos professores que agora brandam aos céus pelo "facilitismo" dos exames.Política?!
Abraços revolucionários
Pois bem, quanto aos meninos de leste, lá nos seus países, apesar da destruição do capitalismo selvagem, ainda não há a bandalheira nas escolas - já vai havendo - como há neste país! Não respeitam ninguém, nem profs, nem funcionários, nem colegas, nem pais - felizmente não são todos. Mas os nossos miúdos nem têm culpa, coitados, são um reflexo da sociedade que têm e dos palhaços destes governantes que não são exemplo para ninguém.
Quanto aos exames do 9º ano, acho uma perda de tempo, pois não servem para nada e nem deviam existir pois é escolaridade básica. Estavam bem as Provas Globais que eram uma espécie de testes.
os profs passaram de 14 para 28 horas? Dá vontade de rir! Admito que alguns tinham 14, 16, lectivas, claro! Depois tinham o resto - e a preparação de aulas, os cargos...? E o que temos mais recente é um inquérito do Bloco feito a profs onde se conclui que a média de horas de um prof. na escola é de 46 h semanais. E o trabalho em casa? Quantas horas dá por semana? Há muito que os profs (e não só) estão a cumprir a directiva das 65 h!
Enquanto se andar a diabolizar os profs e outras categorias profissionais este país nunca irá longe e só estaremos a pregar hossanas aos bandalhos e gentalha reles que nos (des)governam, como Sócrates e a Maria de Lurdes.
Saudações amigas.
É pena o colega nunca fazer a auto-critica e a critica de muitos colegas que não se esforçam nada pelos seus alunos; que são maus professores e que nunca deveriam ter entrado no ensino. Alguns são a vergonha da classe. Só os alunos e os pais é que são maus.
(pela sua teoria só os pais professores e os seus filhos se aproveitam. Bom, também os médicos, engenheiros, políticos...)
Trabalhar mais com os alunos, ser solidário é fundamental.
Se eles são mal educados? Felizmente parece que nem todos, segundo a sua opinião.
Pois eu acho que só uma minoria é mal educada e, logo à partida, no primeiro dia de aulas, devem ser postos na linha.
Sobre as preparações das aulas a mim é que me dá vontade de rir.
Tive dois filhos na mesma escola e com alguns dos mesmos professores, mas com a diferença de seis anos entre eles e o que me contaram desses professores foi exactamente o mesmo e sobre as aulas e matérias (pude eu próprio constatar) que deram, testes...foi precisamente igual (ou seja, não evoluiram nada. mantiveram a mediocridade que, aliás, se acentuou com o passar do tempo).
Os professores não têm culpa de nada ao longo dos 30 anos de ensino em democracia? Não acredito!!!
Você e eu (e se calhar, todos) sabemos perfeitamente quem são os bons e os maus professores.
O problema é que você como sindicalista tem de os defender a todos e é isso que descredibiliza a acção sindical. Enquanto temos um "inimigo" comum: todos unidos!
O pior são os resultados de 30 anos que não ajudam nada.
Abraços
Caro anónimo,
Em 1º lugar porque não se identifica? Tem medo do quê? Será que tb é professor e não quer colocar as questões abertamente? Faça como eu! Sem medos!
Claro que também há maus professores como há maus elementos em todas as profissões. O problema é que estão a pagar todos por uns quantos. E esta penalização está a ser feita por gente sem credibilidade nenhuma! Olhe para o Sócrates, o seu deus - alguém acredita que na Independente um único professor lhe tenha ministrado 3 ou 4 cadeiras? Uma autêntica fraude! E são estes políticos que governam este país há mais de 30 anos! São estes os exemplos que os nossos alunos têm
Passe bem e mostre-se.
Não me conhece, por isso não interessa quem sou. E de férias só vou para os lados de Tavira, senão fazia-lhe uma visita debaixo da ponte.
Só uma coisa: Parece que o ofendi para me dar como deus tão reles criatura. Mas isto não me impede de ter uma opinião diferente das coisas. Não estamos todos catalogados de carimbo na testa, que raio!
O meu amigo é que não pode despir essa vestimenta de sindicalista. Se eu o fosse - já fui - talvez pensasse como você.
Atraiu-me na sua pág principal a citação de um autor que me é muito querido, K.Marx. Mas para lutar e mudar é preciso despirmo-nos de preconceitos.
Preconceitos é o que para aí há mais...
...Quem não é por mim é contra mim. Até parece o futebol...
Éfácil ter-se um discurso pelos excluídos e oprimidos, mas na prática é ver muito "bom" professor a questionar por que motivo é que tem de aturar os filhos dos outros (os futuros excluídos deste país) quando mostram dificuldades (burros) e não têm quem os acompanhe (desgraçados) e estude com eles (pobretanas).
A verdadeira revolução podia muito bem começar nos bancos das escolas.
Mas os nossos professores tiveram-se nas tintas prá revolução.
Agora, afrontados, correm a defender o quê? Os seus direitos... e que mais?
Abraços
PS - Bom, entrei, porque também achei que a sua Fénix estava a precisar de um abanãozinho.
Caro amigo, no fundo até simpatizo consigo. Penso que afinal, são mais as situações que nos podem unir do que dividir. E parece que ambos pretendemos mais ou menos a mesma coisa - um mundo melhor, onde todos tenham direito, sem constrangimentos, ao ar puro para respirar. E perfeitos, não somos e, talvez nunca o seremos. Quanto a mim, considero que vale a pena lutar e que outro mundo, melhor e mais justo será possível.
Sou sindicalista mas crítico e discordo de muita coisa do âmbito sindical - por exemplo discordei do memorando de entendimento assinado entre os sindicatos e o Ministério da Educação - poderá ver o 1º artigo que consta neste blog, aliás este blog surgiu como um acto de revolta contra o acordo.
E se passar por Portimão um dia destes diga-me com alguma antecedência - tomaremos um copo ou um café juntos.
Abraço
Pode ser, nunca se sabe...
Abraços e boas férias
A.Oliveira
Enviar um comentário