sexta-feira, agosto 29, 2008

Bloco de Esquerda enviou ao PGR dossiê sobre Quinta da Rocha


Foto
joão tiago Ver Fotos »
Obras clandestinas no sapal Oeste da Quinta da Rocha, na Ria de Alvor

O Bloco de Esquerda já enviou ao Procurador-Geral da República, no passado dia 21 de Agosto, um dossiê de 90 páginas sobre as alegadas irregularidades cometidas na Quinta da Rocha, na Ria de Alvor.

A revelação foi feita por João Vasconcelos, dirigente do Bloco em Portimão, durante o Comício de Verão que esta força partidária promoveu, no sábado, nesta cidade, e que contou ainda com a presença de Francisco Louçã e Ana Drago.

O extenso processo, enviado em nome dos autarcas do BE em Portimão, contém 49 documentos e 90 páginas, e apresenta «o historial das vicissitudes que têm envolvido a Quinta da Rocha nos últimos anos».

O dossiê começa com o projecto turístico de Joe Berardo para aquela propriedade no coração da Ria de Alvor, comprada, em 2000, por meio milhão de euros como prédio rústico, contendo 11 ruínas rústicas.

Seis anos depois, salienta o Bloco na sua exposição ao PGR, a Quinta da Rocha foi vendida ao empresário Aprígio Santos por 15 milhões de euros, mas já como prédio misto, contendo 18 prédios urbanos.

Na sua intervenção, João Vasconcelos referiu-se ainda aos atentados ambientais cometidos pelo novo proprietário e a luta que o Bloco tem travado, levando a aprovar duas moções, por unanimidade, na Assembleia Municipal de Portimão, condenando o proprietário, exigindo a reposição do que fora destruído a expensas suas e o apuramento de todas as responsabilidades.

Recordou ainda a oposição do BE ao projecto da piscicultura previsto para a Quinta da Rocha, «que iria afectar gravemente ou destruir a Ria».

Tendo em conta todos estes elementos e os documentos reunidos, o Bloco de Esquerda solicitou ao Procurador-Geral da República que, através do Ministério Público, «proceda a uma rigorosa investigação por forma a apurar todas as responsabilidades e eventuais ilícitos criminais cometidos na Quinta da Rocha, tanto por Joe Berardo, como pelo empresário Aprígio Santos».

Na carta enviada ao PGR pelos deputados municipais João Vasconcelos e Luísa Penisga e pelo membro da Assembleia de Freguesia Semião Quedas, os elementos do Bloco solicitaram que «se proceda a uma rigorosa investigação sobre todos os acontecimentos que tiveram lugar na Quinta da Rocha nos últimos tempos, particularmente a alteração matricial e a destruição de habitats e espécies prioritárias protegidas por lei, por nós referenciadas nesta exposição, com vista ao apuramento de todas as responsabilidades e ilícitos criminais».

Na sua intervenção no Comício de Verão, João Vasconcelos salientou ainda que o Bloco vai estar muito atento e continuar a defender a Ria de Alvor, «custe o que custar e doa a quem doer», opondo-se a qualquer projecto imobiliário para a zona.

Criticou também a Câmara Municipal por ter «negligenciado» a defesa da Ria e tardar em declarar a área como Paisagem Protegida.

A fechar o comício em Portimão, o dirigente nacional bloquista Francisco Louçã ironizou sobre o fim de semana de Manuel Pinho, que se introduziu nas férias portuguesas do nadador Michael Phelps (conseguindo a proeza de mergulhar na piscina do hotel ao mesmo tempo que o nadador) e da actriz Catherine Deneuve.

Para Louçã, o lugar de um ministro da Economia «são as dificuldades e os desafios colocados ao país pelas empresas que se deslocalizam ou que contratam sem direitos» e não as férias das celebridades.
barlavento

0 comentários: