sábado, outubro 08, 2011

Comissão de Utentes conseguiu cativar vizinhos espanhóis, entre os quais o alcaide de Ayamonte, para o protesto de amanhã contra o pagamento na Via do Infante.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)
15:23 Sexta feira, 7 de outubro de 2011
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
Espanhóis também estão contra a introdução de portagens na Via do Infante, que dizem prejudicar o fluxo normal entre os dois países
Espanhóis também estão contra a introdução de portagens na Via do Infante, que dizem prejudicar o fluxo normal entre os dois países
Mário Lino
Vêm da Andaluzia, sobretudo da província de Huelva, e não se importam de fazer alguns quilómetros para vir buzinar ao Algarve. Isto porque para os espanhóis que até entrarem em Portugal virão sempre por autoestradas completamente gratuitas, a introdução de portagens na A22 (Via do Infante) prejudicará também a economia espanhola e a livre circulação de pessoas e bens entre os dois países.
"É evidente que estamos perante uma competência exclusiva do Governo de Portugal, mas também é certo que estes dois países da União Europeia, que partilham milhares de quilómetros de fronteira, devem ser cuidadosos para que determinadas medidas não incidam negativamente na economia do país vizinho, com o qual existem muitos vínculos económicos", adianta ao Expresso Pedro Jiménez, coordenador da Esquerda Unida.
Vários nuestros hermanos já confirmaram a sua presença no protesto contra as portagens na Via do Infante, que decorrerá amanhã, 8 de outubro, por todo o Algarve, na EN125 e na A22, num percurso de mais de 120 quilómetros. O protesto terá quatro pontos de partida, em Castro Marim, Portimão, Tavira e Albufeira e conflui para a capital algarvia, Faro, junto ao Fórum Algarve.

Alcaide engrossa protestantes


A chefiar a delegação espanhola encontra-se o alcaide de Ayamonte. Os espanhóis partem de Ayamonte, à tarde, para engrossar o filão de portugueses, que se concentrarão na Rotunda do Infante, em Altura, às 14h, para seguirem depois em marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro. A chegada está prevista para as 20h.
"Como se sabe, a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar não só é uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia. Neste contexto, ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria", afirma a Comissão de Utentes da A22, em comunicado.

Também a União de Sindicatos do Algarve já confirmou a adesão e o apoio à causa, juntando-se à iniciativa promovida pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) - Portagens na A22 Não, CFC - Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/algarve-protesto-antiportagens-tambem-vai-falar-espanhol=f678851#ixzz1a9C6rdE4

0 comentários: