sábado, outubro 08, 2011

Portagens/Via do Infante: Alcaide de Ayamonte manifesta-se no Algarve

O Alcaide de Ayamonte vai encabeçar uma delegação de instituições da Andaluzia que vão participar no protesto contra as portagens a realizar a 8 de outubro com partidas de todo o Algarve e ao longo de 120 km, na EN 125 e na A22.
 
via-infante-manif-anti-portagens.jpg
Ver Galeria
 
A caravana espanhola vai partir da Rotunda do Polígono Industrial (perto da Ponte Internacional do Guadiana), em Ayamonte, às 14h30 (hora espanhola), chegando à Rotunda do Infante, em Altura, pelas 14h00 (horal local), seguindo depois a marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro.
Segundo a Comissão de Utentes da Via do Infante, uma das entidades que convocou a marcha, a vizinha Andaluzia tem manifestado a sua preocupação quanto ao impacto das portagens na Via do Infante, através de resoluções aprovadas no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, assim como em muitos Ayuntamentos (autarquias) daquela região espanhola, como Huelava e Ayamonte a que se juntaram recentemente Cartaya e Punta Umbria».
A marcha de protesto de dia 8 de outubro, organizada pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, CFC – Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro, recebeu o apoio da União dos Sindicatos do Algarve (CGTP), que também irá mobilizar as suas estruturas na região.
Motas e veículos pesados participam
A organização da marcha lenta espera a participação de todo o tipo de viaturas, desde carros ligeiros a veículos pesados passando pelas motas e motociclos.
O protesto foi simbolicamente agendado para 8 de outubro, aniversário da 1ª marcha lenta em 2010 e deverá decorrer entre as 14h00 e as 20h00, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante numa extensão de mais de 120 km.
Concentrações em todo o Algarve
Estão definidos quatro pontos principais de partida, distribuídos por todo o Algarve: A Sotavento em Altura (Castro Marim), junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14h00 e em Tavira, na rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15h00.
No centro a partida da marcha é em Valparaíso (Albufeira), pelas 15h00 e no Barlavento a concentração é em Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14h30.
Todas as caravanas vão confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), prevendo-se a partida pelas 16h00 para Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma grande concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17h00 e as 18h00.
A Comissão de Utentes da Via do Infante apela a “todos os utentes, entidades e cidadãos em geral, particularmente do Algarve, para que dia 8 mostrem a sua indignação contra a injustiça e a arbitrariedade, participando na grande movimentação social que constitui a luta contra as portagens na Via do Infante”.
Observatório do Algarve

0 comentários: