sexta-feira, outubro 07, 2011

Regional

Espanhóis da Andaluzia estão no protesto contra as portagens na Via do Infante

Foto
barlavento Ver Fotos »
Anti-portagens

Os Espanhóis da Andaluzia, particularmente da Província de Huelva, confirmaram a sua presença no protesto contra as portagens na Via do Infante, que vai ter lugar no próximo sábado, dia 8 de outubro, por todo o Algarve, na EN 125 e na A22, num percurso de mais de 120 km.
A chefiar a delegação espanhola encontra-se o Alcaide de Ayamonte. Os espanhóis partirão da Rotunda do Polígono Industrial (cerca del Puente), em Ayamonte, pelas 14.30 h (hora espanhola), chegando à Rotunda do Infante, em Altura, pelas 14.00 h, incorporando-se na marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro.

«Como se sabe, a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar, não só uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia. Neste contexto, ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos Ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria», afirma a comissão de utentes em comunicado.

Por outro lado, a marcha de protesto de dia 8 de outubro, organizada pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, CFC - Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro, recebeu o apoio da União dos Sindicatos do Algarve (CGTP), que também irá mobilizar as suas estruturas na região.

Bookmark and Share



Como anteriormente foi anunciado, a marcha lenta envolvendo diversos tipos de viaturas, como carros ligeiros, motas e veículos pesados irá ocorrer no próximo dia 8 de outubro (aniversário da 1ª marcha lenta em 2010), entre as 14,00 e as 20,00 horas, numa extensão de mais de 120 km, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.

Haverá 4 pontos principais de partida: Altura (Castro Marim) – junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14.00 h; Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14.30 h;
Tavira, rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15h.; e Albufeira, em Vale Paraíso, pelas 15h.

Todo este movimento irá confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), daqui arrancando pelas 16.00 h a caminho de Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17.00 e as 18.00 h.

No seu comunicado, «a Comissão de Utentes da Via do Infante apela a todos os utentes, entidades e cidadãos em geral, particularmente do Algarve, para que dia 8 mostrem a sua indignação contra a injustiça e a arbitrariedade, participando na grande movimentação social que constitui a luta contra as portagens na Via do Infante».
6 de Outubro de 2011 | 15:44
barlavento

0 comentários: